PMJP programa eventos e projeto social para pista de bicicross

Por - em 20

Depois da inauguração da pista de bicicross, com a realização das 9ª e 10ª etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross no último final de semana, 15 e 16 de outubro, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai dar continuidade a eventos nacionais, estaduais e também a projetos sociais para difundir o esporte nesta região da cidade. A nova pista fica localizada no bairro de Mangabeira VII, por trás da sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – PB).

Segundo a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), a inauguração da pista com um evento nacional foi um sucesso absoluto. O reconhecimento partiu dos representantes da Federação Brasileira de Bicicross, que prestigiaram a solenidade de abertura presidida pelo prefeito Luciano Agra, onde foram disputadas as duas etapas do Campeonato Brasileiro.

De acordo com o secretário adjunto de Juventude, Esporte e Recreação, Thiago Pacheco, a ideia agora é continuar a parceria com a Federação Paraibana de Bicicross e iniciar um projeto para incentivar este esporte. Ele disse que está pleiteando junto à Federação Brasileira de Bicicross mais uma etapa do Campeonato Brasileiro do ano que vem, provavelmente para o mês de abril.

Thiago Pacheco informou ainda que já está em fase de estudo a construção de uma praça no terreno ao lado da pista de bicicross. “Esta é uma ideia que já foi apresentada pela Sejer à Prefeitura Municipal de João Pessoa para melhorar ainda mais o espaço”.

Próximas atividades – De acordo com o presidente da Federação Paraibana de Bicicross, Ivan Sá Barreto, estão sendo programadas várias atividades para a nova pista. “Estão em fase de finalização os preparativos para o mês de novembro com a disputa de uma competição que vai se chamar Copa Cidade de João Pessoa ou Taça Cidade de João Pessoa de Bicicross. Em dezembro será realizado o Campeonato Paraibano de Bicicross em etapa única”, destacou.

Projeto Social – Nesta quinta-feira (19) terá início a partir das 15h a primeira aula de bicicross para os moradores do bairro e da região interessados em aprender o esporte. A iniciativa é da Federação Paraibana e tem o objetivo de mostrar a esses alunos iniciantes as noções básicas do bicicross. A preocupação da Federação é que as crianças e jovens locais usem a pista de forma correta.

Estrutura – A pista tem extensão de 500 metros, formada por 32 obstáculos e três curvas, além de uma área de chegada com caixa de brita, que facilita a freada das bicicletas. O platô de largada tem cinco metros de altura e cobertura de asfalto. A estrutura conta ainda com iluminação adequada composta por 14 postes e arquibancada para 400 pessoas. Abaixo da pista de largada, os atletas dispõem de salas de apoio, banheiros e um auditório com capacidade para 50 pessoas. Todos esses locais têm rampa de acessibilidade para os portadores de deficiência.