PMJP promove ação contra dengue no Terminal de Integração do Valentina

Por - em 61

Profissionais da rede municipal de saúde realizam, nesta quarta-feira (27), das 8h30 às 12h, uma ação de combate à dengue no Terminal de Integração do bairro Valentina Figueiredo. O objetivo é esclarecer a população sobre as formas de impedir a disseminação do mosquito transmissor da dengue.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Cerca de 60 profissionais de Saúde, entre apoiadores das Unidades de Saúde Valentina I e Doce Mãe de Deus, bem como integrantes da diretoria de Vigilância à Saúde e gerência de Vigilância Ambiental, darão esclarecimentos e distribuirão material educativo.

Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS, destacou a importância desse trabalho. “Temos de apostar na mobilização social, e o terminal integração do Valentina é um excelente ponto para levar à população os cuidados que todos devemos ter. Afinal, mais de 90% dos focos de dengue estão nas residências”, argumentou.

Além dos profissionais de atenção básica, incluindo médicos, enfermeiros e apoiadores, os agentes de vigilância ambiental vão passar de casa em casa, nas imediações do terminal, realizando uma Batida Focal. O objetivo é investigar possíveis focos de dengue.

Incidência – Os bairros com maior número de casos confirmados de dengue são Cristo Redentor, Bancários, Mangabeira, José Américo, Jaguaribe, São José, Mandacaru, Torre e Bessa. Segundo Talita, os moradores desses bairros devem ter atenção redobrada. “Todo cuidado é pouco, por isso estamos incluindo plantões aos sábados, fumacê, coleta de pneus inservíveis e mobilizações comunitárias”, disse.

Talita enfatizou que a participação da população é essencial para que o número de casos e focos de reprodução diminua. “A população é nosso maior fiscal. Quando não deixa água parada, denuncia focos de reprodução e permite a entrada do ASA, está contribuindo para a diminuição dos casos de dengue”, disse.

Para informar possíveis focos de dengue, a população pode telefonar para o número 3214-5718.