PMJP promove ação educativa para o trânsito nas principais vias da cidade

Por - em 72

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou nesta quarta-feira (14) uma série de ações educativas para reduzir o número de infrações, dar mais fluidez ao trânsito e prevenir acidentes. A atividade foi realizada com o objetivo de coibir o fechamento dos cruzamentos pelos veículos que prejudicam a fluidez do tráfego nos principais corredores da cidade. A primeira intervenção da equipe de educação e agentes de mobilidade urbana aconteceu na Rua Maria Caetano F. de Lima (Moriah Shopping) com Epitácio Pessoa.

Este mau hábito causa transtornos porque trava o tráfego para os veículos que circulam nas vias que se cruzam. Isto acontece quando o semáforo abre e não há espaço após o cruzamento para o veículo seguir em frente. Com isso, o motorista para no meio da via, fechando o cruzamento. Quando o sinal verde da via lateral abre, os veículos também não podem sair, pois a interseção está bloqueada, impedindo o fluxo viário.

Placas– Ano passado, a Semob colocou placas com o alerta ‘Nunca feche o cruzamento’ advertindo os motoristas para que não fechem a via, prática comum nos principais cruzamentos da cidade. As placas foram instaladas ao lado dos sinais luminosos dos semáforos nos pontos com maior índice dessa ocorrência. “Mesmo com essa medida, a infração continua a ser feita em vários cruzamentos, o que tem deixando o transito ainda mais lento”, alertou a Chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho.

Durante a manhã e o início da tarde, educadores e agentes de mobilidade ficaram posicionados no cruzamento da Rua Maria Caetano F. de Lima (Moriah Shopping) com Epitácio Pessoa.  A atividade continua até esta sexta-feira (16). Na próxima semana, a ação educativa vai para os cruzamentos da Rua Aurélio Rocha com Epitácio Pessoa (Grupamento de Engenharia) e na Epitácio com Monteiro Lobato.  “Vamos intensificar essa ação nos cruzamentos da Epitácio Pessoa, só depois passaremos para outros pontos da cidade”, explicou Gilmara.

Além da parte da manhã, a equipe ficará nos cruzamentos à noite, no horário entre 17h e 19h. Para chamar a atenção dos motoristas, os educadores estão utilizando placas com frases educativas e realizando abordagens para conscientizar os condutores.

Positivo– O motorista do transporte coletivo, Esmerino de Sousa, morador do Valentina Figueiredo, falou que a iniciativa da Semob é ótima, pois nesse cruzamento é comum essa prática entre os condutores. “Parabenizo a Semob pela campanha que vai ajudar muito o nosso trabalho no dia a dia”, disse motorista.

Já o taxista José Alves Pereira, que mora no Bairro dos Estados, relatou que quando um veículo interrompe o cruzamento fica parada tanto uma via quanto a outra, fazendo com que todos se prejudiquem. “Espero que essa campanha conscientize a todos, inibindo essa prática que tanto nos atrapalham” explicou o taxista.

Infração– Ficar com o carro parado na área de cruzamento da via, prejudicando a circulação dos outros veículos e dos pedestres é infração de trânsito de natureza média, prevista no artigo 182, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), punida com multa de R$ 85,13, mais quatro pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).