PMJP promove ação integrada de educação ambiental e participação cidadã na Lagoa

Por - em 39

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza nesta sexta-feira (18) uma ação integrada de Educação Ambiental e Participação Cidadã no Parque Solon de Lucena (Lagoa). A ação, que acontece das 8 às 17h, irá mobilizar cerca de 300 pessoas. O grupo, de forma educativa, pretende chamar a atenção dos freqüentadores do Parque para a preservação do local.

“Com base nos relatos de moradores, a Sedes reuniu parceiros e discutiu a questão da preservação da Lagoa, que gerou a proposta desta ação ambiental, que vai unir não só o poder público, mas a própria população”, explicou o professor Giovanni de Sousa Lima, coordenador do Departamento de Educação Ambiental e Comunitário da Sedes.

A PMJP irá instalar várias tendas num ponto central do anel interno da Lagoa (em frente à Loja Esplanada), com equipes realizando atividades educativas com distribuição de material informativo, exposições de fotos e apresentação de grupos culturais. Serão entregues mudas de plantas, exibidos filmes com temas ambientais, além de atividades didático-pedagógicas, de sensibilização e conscientização da população, bem como a realização de serviços de limpeza e desobstrução de galerias.

“O que esperamos é que também haja uma resposta positiva por parte da população no tocante à sensibilização e conscientização na preservação dos equipamentos do parque”, disse o professor, que apontou a destruição frequente dos bancos e das barras de ferro que contornam o parque. “O cidadão tem que se conscientizar que o equipamento é público e não deve ser danificado para o seu próprio bem estar”.

Ação Educativa – A ação envolve também a retirada de lixo e uma análise técnica da água da Lagoa. Será realizado ainda o replantio de árvores e o trabalho de conscientização junto aos comerciantes e freqüentadores da Lagoa, para que não joguem no chão resto de comida nem materiais descartáveis (copos, garrafas e outros). A ação terá a participação de 40 agentes de limpeza, além de técnicos da Sedurb e Seinfra.

“A ação tem dois grandes momentos. O primeiro é a educação ambiental no local considerado o cartão postal da Cidade. Conseguimos juntar vários órgãos e entidades numa grande ação intersetorial de educação ambiental. O outro é a valorização social, onde estamos transformando locais da cidade em ponto de encontro e troca de experiências do ponto de vista da sustentabilidade das relações”, afirmou Marcella Arbia, diretora da Dipop.

Parceiros – A Diretoria de Organização e Participação Popular (Dipop) é responsável pela ação, através do Departamento de Educação Ambiental Comunitária. A mobilização acontece em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Secretaria de Meio Ambiente (Semam), além da Sudema, Escola de Meio ambiente, entidades comunitárias, Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), Central dos Movimentos Populares da Paraíba, Agenda 21 do Município, e equipes dos Centros de Referência da Cidadania (CRC) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Outras informações através do telefone da Dipop: 3218-9245.