PMJP promove ação para conscientizar sobre tratamento da hanseníase

Por - em 21

Com tema “Se toque” a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove ação para conscientizar a população dos sintomas e do tratamento da hanseníase.  Nessa sexta (27) acontece o Dia da Luta Mundial contra a Hanseníase e será promovida no Parque Solón de Lucena, das 8h às 12h, uma ação informativa sobre a doença e seu tratamento.

Segundo a coordenadora da área técnica de Hanseníase e Tuberculose, Eveline Vilar, a ação tem como objetivo divulgar sinais e sintomas para a população. “É importante que a população saiba que a hanseníase tem cura e o tratamento é gratuito”, afirma a coordenadora. “A informação é a melhor forma de prevenir o aparecimento de mais casos de hanseníase e a discriminação que a doença ainda possui”, conta Eveline.

Caso detecte manchas dormentes na pele, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima.  O tratamento é simples e os medicamentos são gratuitos. O diagnóstico precoce é essencial para evitar o agravamento da doença, que pode causar paralisia e atrofia.

A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Pacientes que não estão recebendo o tratamento transmitem a hanseníase por meio de bacilos eliminados através de secreções nasais, tosse e espirro.  Aqueles que já estão recebendo tratamento regular ou receberam alta não transmitem hanseníase.