PMJP promove ações durante Semana da Prevenção de Câncer de Próstata

Por - em 106

Estimular o cuidado da população masculina para realizar exames e buscar esclarecimentos sobre formas de evitar o câncer de próstata, bem como sensibilizar a população para a realização do exercício físico. Esses são os principais objetivos das ações que estão sendo promovidas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante a Semana da Prevenção de Câncer de Próstata e a Semana da Saúde e Qualidade de Vida. Desta segunda-feira (9) até domingo (15), estão sendo oferecidas promoções de serviços de saúde em diversas escolas da rede municipal e nos distritos sanitários da Capital.

Nesta semana, as Unidades de Saúde da Família Integradas Rosa de Fátima, Mudança de Vida, São José Integrada, Integrada Cruz das Armas, Nova União e Alto do Céu realizam prestação de serviços à comunidade. Os serviços serão de orientação sobre higiene oral e corporal, alimentação saudável, obesidade e para uma vida com hábitos saudáveis.

Para o público masculino será fornecido um atendimento clínico, coleta de sangue para PSA, atendimento urológico para a demanda reprimida nas unidades USF Rosa de Fátima Integrada, USF São José Integrada, USF Integrada Cruz das Armas, USF Nova União, além de exposição dialogada sobre câncer de próstata e DST. Também será realizado o planejamento familiar com ênfase na inclusão dos homens, imunização contra o tétano e hepatite B para homens com idade inferior a 29 anos.

Ainda serão oferecidos serviços de saúde nas secretarias municipais. Nesta terça-feira (10), a prestação de ações será na Secretaria Municipal de Saúde; na quarta (11), na Secretaria de Infraestrutura; na quinta (12), no Centro Administrativo Municipal (CAM), e na sexta-feira (13), na Emlur.

A programação da semana se encerra no domingo (15), com a I Corrida da Saúde Promovendo Qualidade de Vida, que terá como ponto de concentração o Busto de Tamandaré, às 6h30. A corrida contará com percursos de um quilômetro e cinco quilômetros. A inscrição é gratuita e poderá ser feita nos distritos sanitários. O número de vagas é limitado.