PMJP promove caminhada ecológica da Estação Cabo Branco até Jacarapé

Por - em 18

Uma caminhada de 10 quilômetros passando pelo Santuário de Nossa Senhora da Penha, praia do Seixas, atravessando os rio Aratu e maceió de Jacarapé. Este é o itinerário do “Circuito do Extremo Oriental das Américas” que acontece neste sábado (1), a partir das 7h30, com saída do estacionamento da Estação Cabo Branco Ciências Cultura e Artes. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a entidade “Anda Brasil”, sendo aberto a participação do público, que deverá fazer um credenciamento gratuito.

De acordo com a programação, antes da saída haverá um alongamento e os caminhantes saem da Estação passam pela vila dos pescadores na Praia do Seixas, Santuário de Nossa Senhora da Penha e atravessam o rio Aratu e maceió de Jacarapé. Neste locais serão instalados postos de controle, onde e os passaportes serão carimbados. O retorno será pelas faixas de areia das praias de Jacarapé, Penha e Seixas, finalizando o percurso de 10 quilômetros.

Durante a caminhada, os participantes poderão apreciar paisagens características da região, entrar em contato com a fauna e a flora do local e ainda adquirir frutas, legumes e peças de artesanato confeccionadas por pessoas das comunidades.

Para o secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, o evento é mais uma forma de divulgar as belezas da Capital. “Em todo o mundo, milhares de pessoas participam desse tipo de atividade que alia turismo, atividade física e desenvolvimento sustentável, já que ao passar pelas comunidades, os caminhantes têm a oportunidade de adquirir produtos produzidos pelos moradores”, explica. O evento conta com o apoio do Sebrae e Secretaria Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e está incluído no catálogo nacional de circuitos de caminhadas da Anda Brasil.

Dicas para sua caminhada – Use roupas leves e confortáveis, de preferência de cores claras e sapatos apropriados para longas caminhadas; Leve protetor solar, boné ou chapéu, óculos escuros, água e sacos para armazenamento de lixo; Não esqueça a máquina fotográfica ou filmadora para registrar os belos cenários naturais.