PMJP promove campanha de vacinação contra Influenza a partir deste sábado

Por - em 93

Aproximadamente 88 mil pessoas devem passar pelos 240 postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) durante a 14º Campanha de Vacinação contra a Influenza. O ‘Dia D’ da campanha acontece neste sábado (05), a partir das 9h, na Unidade de Saúde da Família do Grotão, que está localizada na Rua Severino Bento de Morais, s/n. A campanha de vacinação ocorre em todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) até o dia 25 de maio.

Na campanha serão vacinados adultos acima de 60 anos, os trabalhadores da saúde e crianças na faixa etária entre seis meses até menos de dois anos e gestantes. Segundo Chiara Dantas, responsável técnica pela seção de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta é que seja vacinado 80% do público. Cerca de 1.200 profissionais irão trabalhar durante a campanha. “Todas as 180 Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital estão participando da campanha. Nosso objetivo é reduzir a morbimortalidade relacionada às infecções respiratórias nestes grupos, que são mais frágeis”, destacou Chiara Dantas.

Durante o ‘Dia D’, além de todas as unidades de saúde, serão instalados 30 postos móveis por toda Capital, incluindo shoppings, terminal de integração e hipermercados. A SMS também organizou uma estratégia de vacinação aos profissionais que trabalham na área de saúde, que será realizada na rede hospitalar municipal a partir do dia 5.

Público – As crianças de 6 meses a menos de 2 anos de idade receberão duas doses, uma no período de vacinação e outra 30 dias após a primeira dose. Já os adultos receberão duas doses em uma única aplicação.

As pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa a ovo e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina, não podem ser imunizadas. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem receber doses subseqüentes. 

Postos volantes – Trinta 30 postos volantes serão distribuídos pela cidade para ampliar a vacinação da população. Os postos de vacinação estão situados no Distrito Sanitário I (Bompreço da Praça Castro Pinto); Distrito Sanitário II (Supermercado Atacadão, Mudança de Vida PAC’S e Engenho Velho); Distrito Sanitário III (Carrefour – Bancários, Shopping Sul, Aspon, Cidade Verde III, Cidade Maravilhosa e mangabeira IV por dentro); Distrito Sanitário IV (Supermercado Extra, Shopping Tambiá, Terminal Rodoviário, Farmácia Roval, SESC e Hiper Lagoa) e Distrito Sanitário V (Hiper – Br, Carrefour – BR, Pão de açúcar – Miramar, Pão de Açúcar – Retão, Manaíra Shopping, MAG Shopping, Superbox Brasil – Bessa e Empadinha Barnabé).