PMJP promove conscientização sobre hanseníase nesta quarta

Por - em 18

Em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase, no próximo dia 31, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta quarta-feira (27), uma ação de conscientização no Parque Solon de Lucena, com distribuição de panfletos e orientações sobre a doença. A ação acontece das 8h até o meio dia.

Serão mobilizados profissionais das 180 equipes de saúde da família, técnicos da SMS e dos Distritos Sanitários com o objetivo de informar a população sobre os sintomas da doença e a importância do diagnóstico precoce.  Além disso, o atendimento à população nas unidades básicas de saúde será intensificado.

Desde 2006, quando foram registrados 173 casos na Capital, os números da hanseníase no município têm sofrido sensível queda, com 125 registros em 2007, 127 casos em 2008 e 112 novos casos registrados em 2009.

A hanseníase causa deformidades físicas e o tratamento é facilitado quando a doença é identificada assim que aparecem os primeiros sintomas, caracterizados pelo surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas em uma área da pele onde ocorre a perda de sensibilidade, na maioria das vezes acompanhada pela perda de pêlos. Qualquer pessoa que apresente esses sintomas deve procurar uma unidade básica de saúde, onde irá receber o tratamento adequado, que é gratuito e pode durar entre seis e 12 meses.

De acordo com Talitha Lira, uma das organizadoras da ação, é importante lembrar que a doença tem cura, mas exige atenção e cuidados. “As pessoas que tem um contato íntimo ou prolongado com o doente sem tratamento devem se submeter a exames para averiguar se houve ou não contágio já que o bacilo de Hansen, responsável pela transmissão da doença, pode ser eliminado por meio das vias respiratórias”, finalizou.