PMJP promove curso de marcenaria a partir da próxima segunda-feira

Por - em 36

Terá início na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, no Conjunto Cidade Universitária, nos Bancários, o Curso de Marcenaria que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) realizará na Unidade de Produção e Qualificação em Marcenaria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). As aulas acontecerão três dias por semana, nos turnos da manhã e tarde. Ao se inscreverem, os candidatos já fazem opção pelo horário que desejam estudar.

Vinte alunos participam do curso, que tem duração de cinco meses. Eles receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 200, mais o vale-transporte e lanche. Os alunos foram selecionados entre os 120 candidatos que se inscreveram gratuitamente no Centro de Referência de Cidadania (CRC) dos Bancários. Entre os critérios para a seleção, os candidatos deveriam ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o ensino fundamental. Tiveram prioridade às vagas pessoas inscritas no programa Bolsa Família, desempregadas, que já trabalharam na área e não tivessem qualificação profissional.

Segundo a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Yara Pond, foram investidos cerca de R$ 60 mil em recursos próprios neste curso, com a aquisição dos equipamentos, material didático, reforma, bolsa-auxílio, entre outros.

“A falta de qualificação profissional é hoje uma das principais causas do desemprego. Esse curso é mais uma iniciativa da Prefeitura, através da Sedes, no sentido de fortalecer a política de geração de trabalho e renda, que vem garantindo a autonomia de milhares de famílias em João Pessoa”.

Escola de Formação – A marcenaria era uma unidade que já existia dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social e funcionava como uma oficina para os adolescentes atendidos pelo Centro de Formação Margarida Pereira, onde eram oferecidos cursos e se confeccionavam brinquedos educativos para os Centros de Referência em Educação Infantil (Crei’s) e Escolas Municipais e atendendo algumas demandas da Sedes e Estação Cabo Branco.

De acordo com Yara Pond, a partir de agora ela passa a funcionar, prioritariamente, como uma Escola de Formação em Marcenaria, sendo a única instituição pública deste tipo em João Pessoa. “Nosso objetivo é oferecer qualificação profissional para que os alunos desenvolvam a criatividade e ao mesmo tempo ampliem as suas possibilidades de ingressarem no mercado de trabalho, consequentemente melhorando a sua condição de vida”, declarou.

Relação dos Candidatos selecionados para o Curso de Marcenaria

Turno da Manhã

01. ANTONIS PEREIRA DA SILVA

02. ERISMAR FERREIRA ROCHA

03. HALISON JOSE DE JESUS

04. JOSÉ CARLOS RODRIGUES

05. JOSE MAILSON OLIVEIRA DE PAIVA

06. JUSICLEIDE BRASILIANO DE ANDRADE

07. LEANDRO DOS SANTOS BARROS

08. MARCONE OLIVEIRA DE PAIVA

09. ROBERTO DA SILVA COSTA

10. SERGIO FRANCISCO DE OLIVEIRA

Turno da Tarde

01. ANA CRISTINA DA SILVA

02. ANDRÉ OLIVEIRA DE SOUZA

03. DAMIÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA

04. EDVÂNIA GOMES DE MELO

05. FAYANNA DE MARIA OLIVEIRA E SILVA

06. JULIANA VEEIRA FIDELES

07. KELIANA RAMOS DA SILVA

08. LEONARDO SANTOS DE BARROS

*Marcenaria – avenida Santa Barbára, s/número – Cj Cidade Universitária

09. MARIA ELIZABETH GONZAGA DA SILVA

10. NILDESON DOS SANTOS SOARES