PMJP promove curso que discute ações para ajudar dependentes químicos

Por - em 58

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o ‘Curso de Redução de Danos’ para os seus servidores. As aulas começam nesse sábado (28) e vão até o mês de setembro. O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais para desenvolverem ações de redução de danos em articulação com todos os dispositivos da rede de atenção psicossocial voltados para o crack, álcool e outras drogas. Essas ações serão aplicadas nos Centros de Atenção Psicossocial, na Atenção Básica, nos hospitais e no Consultório na Rua.

Além de tentar prevenir agravos relacionados ao uso de drogas, o profissional de redução de danos aproxima o usuário à rede de cuidados da saúde.  Em alguns casos, essa aproximação tende a fazer com que o usuário de substâncias psicoativas deixe o vício. Dentre os principais agravos pelo uso de drogas está risco de suicídio, além da overdose e a contaminação de HIV/Aids.

1ª aula – A primeira aula será no Laboratório de Informática do Centro de Ciências da Saúde, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, das 8h às 15h.  O professor do primeiro módulo é André Sassi, gerente da Rede Hospitalar de João Pessoa e professor da UFPB.

O conteúdo do curso está dividido em oito módulos e abrange temas como direitos humanos e éticos, conceito sobre drogas, ações de redução de danos em diferentes contextos e estratégia de trabalho em grupo e mobilização comunitária.

Redução de Danos – A Escola de Redução de Danos dos SUS (ERD/SUS) é um projeto para qualificação das ações de redução de danos municipais e intermunicipais. Este é voltado para capacitação teórica e prática de segmentos profissionais e populacionais da comunidade na forma de treinamento em serviço para atuação em ambiente de consumo do crack, álcool e outras drogas, além de convívio com a população usuária, especialmente no contexto de vulnerabilidade.