PMJP promove I Corrida da Saúde no Busto de Tamandaré neste domingo

Por - em 79

Com a previsão de que cerca de 500 pessoas participem do evento, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza neste domingo (15) a primeira edição da ‘Corrida da Saúde com a Promoção da Qualidade de Vida’. A concentração dos atletas será no Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco, com largada para as 7h, para os dois percursos ( 1 e 5 Km).

O objetivo da corrida é estimular a prática de atividades esportivas pela população e integrá-la a comemoração aos Dias Mundial da Saúde (07) e da Promoção da Qualidade de Vida (11), encerrando a programação da semana que contou com ações de orientação e prevenção nos cinco Distritos Sanitários da Capital. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria Atenção à Saúde e da Vigilância em Saúde.

“Pensando em levar aos trabalhadores da saúde e a população uma alternativa de lazer, a secretaria programou durante essa semana várias ações, tendo como encerramento essa corrida. Saúde é bem mais amplo que o não estar doente, é também estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente. Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas”, enfatizou Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS.

Atividades – Antes da largada será oferecido aos participantes um café da manhã. Um grupo de educadores físicos que integram o projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’ estará no evento para fazer um alongamento coletivo com os atletas. Ao término da corrida, os corredores poderão aproveitar ainda uma apresentação musical, além de receber orientação dos profissionais de saúde que estarão no local distribuindo material informativo.

Para os participantes será entregue uma medalha e um kit com material de divulgação e brindes para a corrida, além de uma camisa temática do evento.

Inscrições – A inscrição para corrida é gratuita e está sendo realizada na sede dos cinco Distritos Sanitários de João Pessoa, bem como na sede da SMS, situada na Avenida Júlia Freire, s/n. As camisas dos participantes serão entregues na manhã do sábado (14) na sede da SMS.

Fatores de Risco – De acordo com dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, João Pessoa teve o número de praticantes de atividades físicas no tempo livre elevado de 17,2% em 2010 para 30% em 2011. Já a quantidade de obesos caiu de 16,3% para 14,2% no mesmo período.

“Entendemos que estamos trabalhando em uma consolidação de hábitos saudáveis e que a promoção à atividade física e alimentação saudável são dois fatores primordiais para proporcionar ao cidadão melhor qualidade de vida”, explicou a diretora Talita Tavares.

Ações – A PMJP realizou a ‘Semana da Prevenção de Câncer de Próstata’ e a ‘Semana da Saúde e Qualidade de Vida’ de 9 a 15 de abril, com serviços de saúde sendo oferecidos em diversas escolas da rede municipal e nos Distritos Sanitários da Capital.

As Unidades de Saúde da Família Integradas Rosa de Fátima, Mudança de Vida, São José Integrada, Integrada Cruz das Armas, Nova União e Alto do Céu realizaram a prestação de serviços à comunidade. Os serviços foram de orientação sobre higiene oral e corporal, alimentação saudável, obesidade e hábitos saudáveis.

Para o público masculino foi fornecido atendimento clínico, coleta de sangue para PSA, atendimento urológico, exposição dialogada sobre câncer de próstata e DST. Também foram realizadas orientações sobre planejamento familiar com ênfase na inclusão dos homens, e imunização contra o tétano e hepatite B para homens com idade inferior a 29 anos.

Os serviços de saúde também foram oferecidos nas secretarias municipais, a exemplo da Secretaria de Saúde (SMS), Infraestrutura (Seinfra), Centro Administrativo Municipal (CAM) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).