PMJP promove Mesa Redonda no dia da Diversidade Sexual

Por - em 47

A Prefeitura de João Pessoa promove nesta terça-feira (28) uma Mesa Redonda sobre Diversidade Sexual e Combate a Homofobia como parte da programação do Dia Municipal da Diversidade Sexual, que também ocorre amanhã. O debate ocorre às 14h no Auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), na Avenida Beira Rio.

O objetivo principal do evento é falar sobre a Homofobia Institucional que acontece nas repartições públicas municipais, estaduais e federais, diminuindo o preconceito e a discriminação que este público sofre no acesso aos serviços públicos.

A Mesa Redonda deve contar com a presença de representantes das Secretarias de Administração (Sead), Desenvolvimento Social (Sedes) e Políticas Públicas Para as Mulheres (SEPPM), além de representantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis, Transexuais e Trangêneros).

Logo após a abertura oficial, será realizada uma dinâmica de integração entre os presentes com a psicóloga da (Sead), Fátima Araújo. Em seguida, será exibido o documentário O Diário de Márcia, do cineasta e professor Bertrand Lira. Por fim, a discussão na Mesa sobre o filme e as experiências pessoais dos presentes. O destaque do evento é a presença da transexual Márcia Gadelha, personagem principal do documentário.

Mesa redonda – “Diversidade Sexual e Combate a Homofobia Institucional: um diálogo aberto” vai contar com a participação de Márcia Gadelha – da Câmara Municipal de João Pessoa e servidora da FUNAD/PB; Simone Cavalcante – Assessora de Políticas Públicas para Diversidade Humana/DIPOP/SEDES; Representação do Movimento LGBT de João Pessoa; e Marcella Árbia – Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular/SEDES – que vai comandar a discussão.

Assessoria – Implementada pela PMJP em 2005, a Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana tem o objetivo de incluir e promover nas ações educativas e dos direitos humanos, ações e reflexões sobre a promoção dos direitos e cidadania LGBT, da promoção da igualdade étnicorracial, da equidade de gênero, geracional e da diversidade religiosa. No intuito de criar condições para o respeito e convivência democrática com a diversidade no âmbito institucional e na sociedade.

Oficinas – Durante todo mês de julho a Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana estará realizando várias oficinas com o mesmo tema da Mesa Redonda. No total, serão 20 oficinas realizadas em 15 bairros da cidade. As oficinas serão realizadas nos Centros de Referência da Cidadania (CRC), Centro da Assistência Social (CRAS), Centro Intergeracional e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) este último voltados para os educadores e educadoras.

Confira abaixo a relação dos bairros beneficiados com oficinas de diversidade sexual e combate a homofobia.

UNIDADES/LOCAL DATA TURNO
01 CRC – CRUZ DAS ARMAS 04/07- SEGUNDA TARDE
02 CRC – CRISTO 05/07 – TERÇA TARDE
03 CRC – JARDIM VENEZA 06/07 – QUARTA TARDE
04 CRC – MANGABEIRA 07/07 – QUINTA MANHÃ
05 CRC – COSTA E SILVA 08/07 – SEXTA TARDE
06 CRC – MANDACARU 12/07 – TERÇA TARDE
07 CRC – ROGER 13/07 – QUARTA TARDE
08 CRC – BANCÁRIOS 18/07 – SEGUNDA TARDE
09 CRC – VALENTINA 20/07 – QUARTA MANHÃ
10 CI – EXPEDICIONÁRIOS 20/07 – QUARTA TARDE
11 CRC – FUNCIONÁRIO II 22/07 – SEXTA TARDE
12 CRC – IPÊS 27/07 – QUARTA TARDE
13 CRAS – SÃO JOSÉ 12/07 – TERÇA MANHÃ E TARDE
14 CRAS – ALTO DO MATEUS 14/07 – QUINTA MANHÃ E TARDE
15 PETI – JAGUARIBE 28/07 – QUINTA MANHÃ
16 PETI – JAGARIBE 28/07 – QUINTA TARDE
17 POLÍCIA MILITAR A DEFINIR A DEFINIR
18 POLÍCIA MILITAR A DEFINIR A DEFINIR