PMJP promove oficina de aconselhamento para ajudar portadoras de HIV

Por - em 24

A prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira (07), no auditório do Hospital Santa Isabel, das 8 às 17h, a Oficina de Revelação Diagnóstica. A iniciativa tem como objetivo proporcionar um aconselhamento de qualidade no momento que as usuárias se descobrem com o vírus HIV positivo. Segundo o coordenador do Centro de Testagem em HIV e Aids, Roberto Maia, a capacitação para melhor comunicar a soropositividade é um momento é de fundamental importância para as usuárias terem as informações sobre sua mudança sorológica.

“Em João Pessoa temos 25 serviços que fazem o teste rápido para o HIV positivo. Por isso da necessidade de haver uma educação permanente para esses serviços que realizam o teste. O fato dela passar de HIV negativo para HIV positivo e as implicações da mudança sorológica em sua vida faz com que ela passe a necessitar de informações de seus direitos e de sua qualidade de vida enquanto pessoa vivendo com HIV”, destacou Roberto.

O coordenador ressaltou que a grande maioria das pessoas são assintomáticas. “As pessoas não tem doença oportunista e, consequentemente, não estão com Aids e irão  permanecer assim por muitos anos se seguirem as recomendações da equipe multiprofisional de saúde”, enfatizou Roberto. Maia informou que o Ministério da Saúde disponibiliza 20 tipos de antiretovirais na rede de saúde da Paraíba com o intuito das pessoas com HIV positivo tomarem os medicamentos quando a imunidade estiver baixa e a carga viral estiver alta, para que não venham a ter os sintomas da Aids.

“Esse mês estamos descentralizando os exames de pré-natal para os cinco Distritos Sanitários. A gestante irá realizar seus exames por meio da central de regulação, sejam eles de HIV, hepatites, toxoplasmose, rubéola e citomegalovirus e outros exames na unidade de referencia correspondente ao seu território, sendo as referências no DSI o CTA, no DS II o Cais Cristo, no DS III o Cais Mangabeira, no DS IV a Unidade Básica de Saúde Mandacaru e no DS V a Unidade  das Praias”, assinala Roberto.