PMJP promove oficinas sobre assistência em saúde às famílias em situação de risco

Por Thibério Rodrigues - em 246

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai promover uma série de oficinas intersetoriais sobre a formação de uma rede de assistência a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. As atividades são direcionadas aos profissionais dos serviços de Atenção Básica da Capital e começaram nesta terça-feira (19), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A finalidade da ação é estabelecer um fluxo de atendimento e fortalecer a rede intersetorial de cuidados às famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidades sociais. Para isso, profissionais dos serviços de saúde estão sendo qualificados para desenvolverem uma abordagem adequada na condução do atendimento a essas famílias.

De acordo com Amanda Romera, coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a execução das oficinas atende a recomendações do Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna e Infantil. “Durante as investigações do comitê, foram identificadas as dificuldades que os profissionais de saúde têm em abordar e conduzir situações de saúde em famílias com grandes vulnerabilidades”, afirmou.

As oficinas são divididas em turmas, de acordo com os distritos sanitários. Durante as atividades, há uma apresentação dos serviços envolvidos com a rede de assistência às famílias em situação de risco, orientando os profissionais sobre o perfil e o fluxo de atendimento para cada serviço.

A ação é realizada pelas secretarias de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes), Educação e Cultura (Sedec) e Políticas Públicas para Mulheres (SEPPM); Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT; Ruartes; Centros de Referência da Assistência Social (Cras); Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP); Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e conselhos tutelares.

Calendário de Atividades:

Distrito Sanitário I: datas a definir

Distrito Sanitário II – dias 19 e 26 de junho

Distrito Sanitário III – dias 3 e 5 de julho

Distrito Sanitário IV – dias 10 e 12 de julho

Distrito Sanitário V – dias 17 e 19 de julho