PMJP promove poda preventiva na Lagoa a partir desta segunda-feira

Em 0 31

A equipe de poda da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) realiza um trabalho preventivo no Parque Solon de Lucena a partir desta segunda-feira (5). A ação é uma antecipação ao período chuvoso que deve se instalar na capital paraibana na segunda quinzena de março, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa).

O trabalho corresponde à retirada de galhos baixos localizados nas ilhas e passeios do Parque Solon de Lucena que ameaçam cair em caso de chuvas fortes e ventania. “Resolvemos antecipar a poda na Lagoa por causa do aviso emitido pela Aesa, uma vez que a área é de muito fluxo de pedestres”, ressalta o coordenador de Poda da Divisão de Paisagismo da Sedurb, Anderson Fontes.

Duração – O serviço deve se estender até a sexta-feira (9) quando os funcionários da Sedurb terão um diagnóstico da situação no local. O trabalho vai utilizar os mesmos equipamentos da ‘Poda Programada’, com a trituração dos galhos momentos após a realização da poda, evitando o acúmulo de resíduos na área. Depois, a equipe segue para a Avenida Getúlio Vargas, no Centro, onde realizará o mesmo tipo de ação.

Prevenção – A Sedurb orienta à população que acione o órgão em caso de suspeita de queda de galhos ou mesmo árvores inteiras. Os técnicos devem ser acionados por meio do telefone (83) 3218-9183 em horário comercial ou pelo 0800 285 9020 da Defesa Civil Municipal.

As solicitações também podem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1777, em Água Fria. Contudo, é importante lembrar que o trabalho só é realizado em áreas públicas.

Risco – Apesar de apenas um técnico especializado poder realizar o diagnóstico de uma árvore, o coordenador de Poda da Sedurb informa que a população também pode perceber alguns sinais de que a espécie está oferecendo risco. Segundo Anderson Fontes, a maior percepção ocorre no caule. “Se ele estiver rachado e a copa for muito grande, é melhor ficar longe e acionar a Sedurb”, salienta.