Prefeitura promove V Ecarte em comemoração aos 22 anos do ECA

Por - em 46

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza no próximo dia 31, o V Ecarte – Estatuto da Criança e do Adolescente através da Arte. O evento acontece no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a partir das 13h. A atividade encerra as atividades alusivas aos 22 anos do ECA.

Este ano, o Ecarte tem como tema “Meio ambiente, lugar onde se vive”. O evento é organizado pela Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), em parceria com a Diretoria da Assistência Social (DAS) da Sedes, além do apoio do Instituto Alpargatas. “A proposta é refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente, mostrando que as crianças e adolescentes são protagonistas, capazes de compreender e de fazer valer os seus direitos”, explica Benedita Rodrigues da Silva, diretora da Dipop.

Festival – O objetivo do festival é promover, de forma lúdica, com as crianças e os adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Projovem, atendidos nos Núcleos e Centros de Referência da Cidadania (CRCs), uma ampla reflexão sobre os direitos e deveres assegurados no ECA. Por meio da dança, do teatro, da música e das artes visuais, eles vão expressar artisticamente o que compreenderam da legislação, com o apoio dos educadores dos programas.

Para o coordenador geral dos CRCs, Luiz Costa Sobrinho, o Ecarte é um momento de integração e socialização. “Queremos promover a cidadania participativa e despertar nas crianças e nos adolescentes o senso de responsabilidade e as atitudes positivas em relação ao meio ambiente e às comunidades onde eles estão inseridos”, afirmou.

O festival vai contar com a participação de crianças, adolescentes e jovens das comunidades de Mumbaba, Cruz das Armas, João Paulo II, Jaguaribe, Mandacaru e Mangabeira.