PMJP prorroga arrecadação de donativos para vítimas de enchente

Por - em 19

Solidária às vítimas das enchentes no Rio de Janeiro, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) se engajou na campanha #PBSOSRIO, idealizada por um grupo de amigos na Capital e que tem por objetivo arrecadar alimentos e materiais. Este apoio logístico está sendo feito através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), apor intermédio da Diretoria de Trabalho, Renda e Economia Solidária (Direcosol).

A primeira ação do grupo aconteceu no último sábado (15) durante o show da cantora Ana Carolina. Uma tenda foi disponibilizada pelo Governo Municipal no Busto de Tamandaré e serviu como ponto de coleta. Segundo Emanuelle Lins, uma das idealizadoras da campanha, o público atendeu ao chamado. “A campanha está sendo um sucesso. No sábado, primeiro dia de coleta, as doações superaram todas as expectativas. Trabalhamos até a madrugada recolhendo roupas, alimentos, material de limpeza, colchões, entre outros itens. Até camas as pessoas se disponibilizaram em doar”, disse Emanuelle.

Através dessa parceria com a Prefeitura, a equipe estará arrecadando donativos para as vítimas das chuvas até o último show do Estação Nordeste, que acontece no sábado (29), no Busto de Tamandaré. Uma tenda também ficará fixa nos shows que vão acontecer no Ponto de Cem Réis. “A prefeitura também disponibilizou um ponto fixo na tenda do projeto “Atitude Verão”. Então, as pessoas podem contribuir nos outros dias levando sua contribuição para esse local, que funciona no Busto de Tamandaré”, explicou Emanuelle Lins.

A ‘Cruz Vermelha’ entrou em contato com o grupo que está à frente da campanha na Paraíba para orientar os voluntários para a necessidade de alguns itens essenciais, que são: água potável, produtos de higiene pessoal (creme dental, absorvente, papel higiênico, shampoo, sabonete, etc), produtos de limpeza (água sanitária, sabão em pó, álcool, desinfetante, sacos para lixo, etc), além de alimentos não-perecíveis (arroz, feijão, macarrão, açúcar, leite em pó, etc). Todo o material arrecadado está sendo separado com a ajuda da Prefeitura de João Pessoa, através do Banco de Alimentos.

Os locais para a entrega dos donativos também deverão ser ampliados. “Estaremos nos reunindo para expandir os pontos de arrecadação dos donativos. Alguns órgãos municipais poderão servir de ponto de coleta para a campanha. Assim que for definido, divulgaremos para que as pessoas possam ir doar”, garantiu Wallene Rodrigues, coordenadora da Direcosol.

As responsáveis pela campanha estão buscando apoios junto aos órgãos estaduais e federais, e até empresas privadas, no sentido de viabilizar o envio do material arrecadado para o Rio de Janeiro. “Quem precisa não pode esperar. Por isso, estamos precisando com urgência firmar parcerias para levar todo o material arrecadado para o Rio de Janeiro. Fazemos um pedido às empresas aéreas, transportadoras, entre outros órgãos que possam nos ajudar a enviar os itens doados pelos paraibanos. Essa é uma corrente de solidariedade para ajudar quem nesse momento só depende de nós”, afirmou Emanuelle. Se você também quiser se engajar na campanha pode entrar em contato com os idealizadores através do telefone 8811-0650.