PMJP realiza ‘Encontro de Capacitação com Conselheiros’ nesta sexta

Por - em 21

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), irá realizar nesta sexta-feira, 02, o II Encontro de Formação Para Conselheiros: Controle do Orçamento Público. O encontro é uma iniciativa do Conselho Municipal da Assistência Social – (CMAS), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU/JP), na perspectiva de fortalecer a gestão dos serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas), no tocante ao Controle do Orçamento Público.

O evento será realizado numa sala do segundo andar do edifício da CGU (Ministério da Fazenda), na avenida Epitácio Pessoa. A expectativa dos organizadores é a participação de 50 conselheiros, sendo 25 da assistência do município e 25 do Estado.

“É muito importante a participação dos conselheiros na capacitação, uma vez que irá melhorar o monitoramento junto às secretarias do Controle Social”, considerou Ana Cristina de Lima Santos, secretaria Executiva do Conselho Municipal da Assistência.

Entre outros objetivos importantes do evento, Ana destacou a oportunidade de se adquirir o conhecimento dos elementos da Gestão Pública para ter amparo legal no acompanhamento do orçamento público e o fortalecimento da Política Municipal de Assistência Social, por meio do conhecimento dos elementos da Gestão Pública, além do aperfeiçoamento do monitoramento e fiscalização do Orçamento público por parte dos Conselheiros.

Às 8 horas haverá o acolhimento dos participantes, com entrega do material básico da capacitação. Em seguida haverá uma palestra sob o tema: “Elementos da Gestão Pública: Fundo Municipal; (LDO) – Lei de Diretrizes Orçamentárias; (LOA) Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual.

Ao meio dia haverá um intervalo para o almoço e às 14 horas os trabalhos recomeçam com uma palestra sob o tema: Prestação de Contas e Orientação sobre o Plano de Ação do CMAS. Em seguida o evento se encerra com um coquetel.

Programação:

8h – Acolhimento

9 h – Palestra “Elementos da Gestão Pública”

12h – Intervalo para o almoço

14h17 – Retorno dos trabalhos com a palestra: “Prestação de Contas e Orientação sobre o Plano de Ação do CMAS”;

17h – Coquetel de encerramento