PMJP realiza 1ª Conferência de Comunicação nesta sexta

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai promover nesta sexta-feira (16) e sábado (17) a 1ª Conferência de Comunicação da Cidade (Confecom-JP), que abordará o tema ‘Comunicação: Meios para Construção de Direitos e Cidadania na Era Digital’. O evento é destinado a profissionais da área de comunicação, estudantes, produtores, empresários, sociedade civil organizada e o poder público. Serão debatidos temas pertinentes a Produção de Conteúdo; Meios de Distribuição e Cidadania: direitos e deveres. A abertura do evento vai acontecer as 10 horas no auditório do Hotel Litoral, localizado na avenida Cabo Branco.

As inscrições foram realizadas no Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba– rua Índio Piragibe, Centro; Associação Paraibana de Imprensa (API) – rua Visconde de Pelotas, Centro; Centro Acadêmico de Comunicação Social na Universidade Federal da Paraíba (CA-UFPB) e na Secretaria de Comunicação (Secom) – Paço Municipal. A 1ª Confecom-JP está prevista no Decreto Municipal nº 6667 de 25 de setembro de 2009.

O evento será mediado pelo jornalista e diretor da TV Cidade de João Pessoa, Gilson Renato. Os participantes debaterão a inserção das novas tecnologias e as formas de introdução de equipamentos digitais nos meios de comunicação, como a internet.

Os trabalhos serão divididos em:

Produção de Conteúdo: conteúdo nacional; produção independente; produção regional; garantia de distribuição; incentivos; tributação; financiamento; fiscalização; propriedade intelectual; órgãos reguladores; competição; aspectos federativos; marco legal e regulatório.
Meios de Distribuição: televisão aberta; rádio; tv comunitária; internet; telecomunicações; banda larga; tv por assinatura; cinema; mídia impressa; mercado editorial; sistema público, privado e estatal; sistema de outorgas; fiscalização; propriedades das entidades; distribuição de conteúdo; infraestrutura; órgãos reguladores; aspectos federativos; administração do aspectro; publicidade; competição; normas e padrões; marco legal e regulatório.

Cidadania (direitos e deveres): democratização da comunicação; participação social na comunicação; liberdade de expressão; soberania nacional; inclusão social; desenvolvimento sustentável; classificação indicativa; fiscalização, órgãos reguladores; aspectros federativos; educação para mídia, direito à comunicação; acesso à cultura e a educação; respeito e promoção da diversidade cultural, religiosa, étnico-racial, de gênero, orientação sexual; proteção a seguimentos vulneráveis, como crianças e adolescentes.

Programação

Dia 16 (sexta-feira)
8h – início do credenciamento
9h – apresentações culturais
9h30 – exibição do documentário ‘Democratizando a Comunicação: Os primeiros Passos da Capital Paraibana’ – produzido pela TV Cidade João Pessoa.
10h – Solenidade de abertura
11h – leitura e aprovação em Plenário do Regulamento da 1ª Confecom
12h30 – intervalo para almoço
14h – formação mesa redonda
15h – trabalhos em grupo
18h30 – reunião dos relatores dos grupos e comissão organizadora

Dia 17 (sábado)
8h – plenária com apresentação dos relatórios dos grupos temáticos e aprovação de propostas
12h30 – intervalo para almoço
14h – indicação dos delegados e delegadas para Conferência Estadual de Comunicação
17h – encerramento