PMJP realiza ação de combate a dengue em cemitérios da Capital

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dá continuidade ao trabalho de prevenção a dengue e realiza durante esta semana uma ação de varredura nos cemitérios da Capital. O objetivo é preparar esses locais para o Dia de Finados, próxima terça-feira, 2 de novembro. O trabalho de busca ativa de focos é realizado quinzenalmente em todos os cemitérios de João Pessoa, mas com a grande movimentação de visitantes, haverá uma intensificação dos trabalhos.

Nesta terça-feira (26), os agentes ambientais estiveram nos cemitérios da Penha e do bairro do Cristo Redentor; na quarta-feira (27) será a vez dos cemitérios São José em Cruz das Armas, o Santa Catarina no Bairro dos Estados e o Parque das Acácias; e na quinta-feira (28) será visitado cemitério da Boa Sentença, no Varadouro.

Durante essas visitas, além da busca ativa por focos e possíveis locais de proliferação do Aedes Egypit, haverá a utilização de máquinas de borrifadores costal para a eliminação do mosquito na fase adulta. “Com a grande quantidade de visitantes, principalmente de outras cidades, é importante que esses locais passem por uma varredura para impedir que a dengue possa se espalhar”, afirmou a Coordenadora do Centro de Zoonozes, Djanira Lucena.

Na semana seguinte após o Dia de Finados, um novo trabalho será realizado nos cemitérios. “Sabemos que as pessoas prestam as homenagens e deixam vasos com flores nos túmulos, por isso nossas equipes irão tratar esses vasos para que não sirvam de criadouro”, disse Djanira Lucena, deixando bem claro que as homenagens serão preservadas.