PMJP realiza ação para comemorar Dia Nacional da Saúde do Homem

Por - em 70

“Não sou acostumado a ir ao médico e essa é uma oportunidade de ver como está minha saúde. Achei ótimo”. A declaração é do aposentado José Manoel, um dos 200 homens que aproveitaram a ação desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em comemoração ao Dia Nacional da Saúde do Homem, nesta sexta-feira (13). A ação aconteceu no Ponto de Cem Réis, das 8h às 17h.

A coordenadora da Área Temática de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luciara Cristina Ferreira dos Santos, destacou a importância do evento para a comunidade. Segundo ela, é interessante pensar em ações que mobilizem o homem a ter esse cuidado, já que ele não tem o hábito de procurar o médico. “Com essa iniciativa, podemos oferecer um conceito ampliado de saúde, que envolve, além de atendimento médico, o lazer e o entretenimento”, destacou.

Serviços – O evento promoveu a prestação de ações e serviços, além de apresentações culturais para o público. Na oportunidade, foram oferecidos serviços como a vacina contra tríplice viral, aferição de pressão arterial, orientação sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo, estímulo a hábitos saudáveis, saúde bucal e prevenção contra as DSTs. A ação também combateu a violência de gênero e informou sobre câncer de próstata e planejamento familiar.

Também foram promovidas apresentações culturais e práticas integrativas como yoga, dança circular e tai chi chuan.