PMJP realiza ações do Plano de Contingência em comunidades da Capital

Por - em 52

A Coordenadoria da Defesa Civil (Comdec) realiza até esta quarta-feira (11) vistorias e reparos nas comunidades Tito Silva, Santa Clara e São Rafael, nos bairros do Miramar e Castelo Branco, como forma de minimizar possíveis problemas no período de chuvas. As ações fazem parte do Plano de Contingência elaborado pelo órgão, que fiscalizará diversas regiões da Capital até o mês de março. Representantes de oito instituições e secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) integram a equipe e trabalham para colocar em prática as medidas de prevenção necessárias.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Francisco Noé Estrela, a operação foi iniciada em dezembro e agrega tanto as visitas de avaliação das áreas de risco como a realização dos reparos. “A equipe trabalha integrada com representantes de várias secretarias municipais para sanar possíveis problemas que possam causar transtornos ainda maiores durante as chuvas”, explicou.

Ele revelou que a previsão é de chuvas acima da média para João Pessoa, nos próximos meses. “Precisamos nos preparar para evitar desastres, principalmente nas áreas que oferecem risco à população, seja trocando um poste que ameaça cair, realizando a limpeza dos rios e galerias, entre outros”, citou.

A equipe da Defesa Civil está trabalhando na área desde o último dia 3 de janeiro e realizando a identificação e retiradas de famílias em áreas de risco iminente, poda e corte de árvores, limpeza e retirada de lixo, recuperação de pavimentos, desobstrução e recuperação da rede de esgotamento sanitário, limpeza e retirada de resíduos das margens e leito dos rios e assistência à saúde nas comunidades.

Plano de Contingência – A partir da próxima quinta-feira (12) até o dia 16 deste mês, as equipes da Defesa Civil estarão na comunidade do Timbó, localizada no bairro dos Bancários, dando continuidade ao Plano de Contingência.

A inspeção será realizada até março e contempla 32 comunidades da Capital paraibana: Saturnino de Brito, Renascer, Santa Emília de Rodat, Tito Silva, Santa Clara, São Rafael, Timbó, São José, João Agripino, Chatuba I, II e III, Esperança, Riachinho, Padre Zé, Roger, Asa Branca, Boa Esperança, Novo Horizonte, 05 de junho, São Judas Tadeu, Beira da Linha, Rua Luis Jacinto, Rua Ari Barroso, Rua José Eduardo de Holanda, Avenida Cabo Branco, Santa Bárbara (no Valentina e nos Bancários), Lagoa Antônio Lins, Maria de Nazaré, Porto do Capim e Comunidade do S.

Apoio – Participam do plano de contingência da Comdec as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS), além do Orçamento Democrático (OD), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos da PMJP. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Corpo de Bombeiros e a empresa Energisa também integram o grupo.

Urgência e Emergência – A Coordenadoria da Defesa Civil disponibiliza um telefone 24 horas para que a população possa informar sobre possíveis ocorrências de urgência e emergência: 0800 285 9020.