PMJP realiza atividades para Dia Mundial do Turismo na Bica

Por - em 25

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Secretaria de Meio Ambiente (Seman) realizou nesta terça-feira (27), no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), palestras sobre integração das culturas e turismo sustentável em comemoração ao Dia Mundial do Turismo.

O tema proposto pela Organização Mundial de turismo (OMT) para o este ano, ‘Turismo e aproximação das culturas’, permite uma reflexão a respeito do tratamento e da qualificação dada à cultura da viagem e, por conseguinte, da mobilidade humana.

O secretário de Turismo de João Pessoa,Francisco Linhares, falou que o tema deste ano proposto pela Organização Mundial de Turismo é adequado, principalmente, porque proporciona uma reflexão ao intercâmbio cultural e para o conhecimento e valorização da própria cultura. “Qualquer outro elemento ou fator que leva a pessoa a se deslocar para outros lugares é a troca de experiência, poder conhecer a diversidade e se relacionar com diferentes grupos e manifestações culturais e históricas”.

Condutores ambientais – Durante o evento foram entregues certificados para os Condutores Ambientais que prestarão serviço de atendimento e orientação turística no Parque. O projeto de capacitação dos Condutores Ambientais foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), e a Casa Pequeno Davi e tem o objetivo de capacitar jovens da comunidade Asa Branca (Roger), para orientar os visitantes e promover a discussões e integração junto a comunidade.

Os jovens condutores tiveram curso de capacitação em línguas estrangeiras, libras, zoologia, educação ambiental, legislação ambiental, escotismo, história da Paraíba e do Parque Zoobotânico Arruda Câmara.

Para o diretor do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Edilson Lima, os projetos realizados pela prefeitura no parque tem atraído cada vez jovens a participar da conscientização da biodiversidade e de responsabilidade ambiental. “Hoje nos aproximamos mais da comunidade Asa Branca graças às boas parcerias que firmamos. Trata-se de responsabilidade ambiental e comprometimento social”, afirmou.

Na ocasião estavam presentes, o secretário de turismo de João Pessoa, Francisco Linhares, a secretária do meio ambiente, Ligia Tavares, o diretor do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Edilson Lima, a coordenadora do Projeto Condutora Ambientais da Casa Pequena Davi, Rose Veloso e o Articulador da Casa Pequeno Davi, Mirlei Jones.