PMJP realiza audiência do OD com moradores da 8ª região

Por - em 44

O ciclo de Audiências Regionais do Orçamento Democrático desta semana será retomado nesta segunda-feira (12), com a plenária na 8ª região, que ocorre, a partir das 19h, na escola Municipal Zulmira de Novais, no bairro de Crus das Armas. A região é polarizada pelos bairros de Oitizeiro, Cruz das Armas, Jardim Planalto, e Funcionários, além de oito comunidades.

Na ocasião, a população escolherá as dez prioridades para indicar à Prefeitura de João Pessoa, que avaliará a viabilidade de incluir as demandas no planejamento do orçamento de 2013. A Audiência Regional é coordenada pela Secretaria Executiva do Orçamento Democrático (OD) e contará com a participação do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), vários gestores, lideranças comunitárias e a população em geral.

A novidade para este ciclo 2012 conforme explicou o diretor de Planejamento da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, João Bosco Gomes, é o aprimoramento do Formulário de Demandas, que garantiu mais facilidade para os cidadãos na hora de escolher a prioridade. “Sempre estamos avaliando os instrumentos utilizados nas atividades do OD e chegamos à conclusão que era preciso melhorar com o objetivo de facilitar no ato do preenchimento da ficha e a receptividade tem sido boa. As pessoas compreendem que não podem pedir tudo e com foco apontam o que é primordial e mais importante para sua comunidade ou bairro e o tornará mais satisfeito com a administração pública no que tange à realização de obras, oferta de serviços ou atendimentos”, disse.

Plenárias até 02/04 As Audiências Regionais do Ciclo do OD 2012 seguem até o dia 02 de abril. Até lá serão ao todo 14 plenárias abrangendo os 64 bairros da cidade e centenas de comunidades. O secretário do Orçamento Democrático, Tibério Limeira, destacou a participação massiva das pessoas no apontamento de demandas.

“Nós fizemos esse chamamento e a população está respondendo bem. Antes as pessoas mesmo tendo o mesmo interesse acabam pedindo demandas diferentes. Nós estamos orientando que a organização da população é importante para garantir mais votos nessas demandas e tem dado retorno, porque as pessoas estão indo com voto fechado numa mesma prioridade, pensando no bem comum. Um exemplo disso ocorreu recentemente na plenária da 7ª região que a população votou na construção de uma UPA”, disse.

Investimentos – Em média, 70% de tudo que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem investido é proveniente das demandas do Orçamento Democrático. As maiores demandas tem sido a construção de Centros de Referência da Educação Infantil (Creis) e Academias da Terceira Idade (ATI).

A 8ª região é composta pelos bairros de Oitizeiro, Jardim Planalto, Funcionários I, Cruz das Armas, Jardim Planalto e as comunidades Jardim Guaíba, Baleado, Lagoa Antonio Lins, Alvorada I e II, Comunidade Novo Horizonte II / Comunidade Ribeirinhas e Buraco da Gia.

Próximas audiências – As audiências prosseguem nesta terça-feira (13), a partir das 19h, com a plenária da 3ª região, que ocorre no Ginásio da Escola Municipal Afonso Pereira, na rua Deputado Valdevino Lobo Maia, s/n, no Cidade Verde em Mangabeira. Na quinta-feira (15) será a vez da reunião com a população da 11ª região, que ocorrerá a partir das 19h, na Escola Municipal Violeta Formiga, na rua Alfredo José Ataíde, s/n, no Alto do Céu, em Mandacaru.

O calendário completo das 14 audiências pode ser conferido no portal da Prefeitura de João Pessoa, por meio do endereço: www.joaopessoa.pb.gov.br ou direto no link http://od.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=1743#wp-table-reloaded-id-2-no-1.

Contato – Para mais informações, a Secretaria Executiva do Orçamento Democrático pode ser contatada pelo telefone (83) 3218 5629. Nas redes sociais a população pode seguir e interagir pelo twitter (twitter.com/pmjpOD) e por e-mail no endereço odemocratico@joaopessoa.pb.gov.br.