PMJP realiza campanha ‘Eu Respeito a Faixa de Pedestre’ e conscientiza população

Por - em 103

Com o objetivo de promover a mudança de comportamento por parte de motoristas e pedestres em relação às faixas de travessia, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), continua percorrendo bairros com a campanha “Eu Respeito a Faixa de Pedestre. Faça a sua parte” nas via e avenidas da cidade. Neste domingo (17), a ação acontecerá na orla marítima, na faixa da avenida Cabo Branco – próxima à Empadinha Barnabé – das 16 às 20h.

Na terça-feira (19), os educadores vão atuar na faixa de pedestre da avenida General Osório (Rei dos Esportes), Centro, pela manhã das 9 às 11h, e à tarde das 15 às 17h.

Comando educativo– Na quarta-feira (20), haverá um comando educativo nas avenidas General Osório, Beaurepaire Rohan Santa Rosa e Rua Padre Meira – em direção ao Terminal de Integração do Varadouro -, das 15 às 17h. O comando educativo consiste na distribuição de cartazes com orientações sobre a faixa de pedestre em todos os estabelecimentos comerciais localizados nessas vias.

Na quinta-feira (21), a orientação aos pedestres e motoristas será na faixa da avenida D. Pedro II, nas proximidades do Mercado Central pela manhã (das 9 às 11h) e a tarde (das 15 às 17h).

Campanha – A campanha de travessia segura, que teve início em 2005 e foi aceita de imediato pela população, fala ao pedestre sobre a importância de atravessar na faixa e alerta o motorista sobre os riscos do desrespeito aos pontos de travessia.

As abordagens são realizadas por meio de blitz educativas, adesivos, fitinhas, cartazes distribuídos em diversos pontos da cidade e panfletos.

Eventos e secretarias– A equipe de educação para o trânsito da Semob não para. Além das ações nas faixas de pedestres, os educadores também participam de eventos e percorrem instituições públicas levando a mensagem de paz no trânsito.  Na noite da última segunda-feira  (11) realizou uma ação educativa no evento da ação beneficente “Chuva de Arte Solidária”.

A finalidade foi orientar os participantes do evento sobre o uso correto da faixa de pedestre, o perigo de dirigir sob efeito de álcool e a importância do respeito à sinalização, para reduzir riscos de acidentes. Os educadores abordaram as pessoas e distribuíram material educativo como panfletos, adesivos e fitinhas da ‘Paz no Trânsito’.

A chefe da Divisão de Educação, Gilmara Branquinho, disse que a aceitação foi muito boa. “As pessoas agradeceram a iniciativa da Semob”, ressaltou Gilmara. Na quarta-feira (14), a mobilização aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM).

De acordo com a Divisão de Sinalização Viária (DSV) atualmente a cidade conta com aproximadamente 1.200 faixas de travessia, sendo que em 24 há sinalização semafórica para o pedestre.

Regras– O Código de Trânsito Brasileiro é claro quando determina que ao cruzar a pista de rolamento, o pedestre deve tomar precauções, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos.

Dicas- Algumas dicas para realizar uma travessia segura em faixa sem semáforo. Onde há sinalização semafórica, o pedestre deve respeitar o tempo do semáforo e só atravessar quando o sinal estiver vermelho para os veículos.

Pedestre:
– Coloque-se em um lugar visível ao condutor.
– Aguarde na calçada o momento certo atravessar a rua.
– Acene com a mão pedindo passagem.
– Aguarde a parada dos veículos.
– Atravesse sobre a faixa com passos firmes.
– Agradeça ao condutor.

Condutor:
– Reduza a velocidade ao se aproximar da faixa.
– Observe se há pedestre na faixa ou próximo a ela.
– Para antes da linha de retenção.
– Só siga quando o pedestre concluir a pedestre.