Prefeitura realiza campanha Fogueira Comunitária para período junino

Por - em 55

Reaproveitar a madeira das podas, diminuindo o corte de árvores, buscando a defesa do meio ambiente e do patrimônio público. Com este objetivo, a Prefeitura Municipal de João Pessoa está promovendo a campanha Fogueira Comunitária, por meio de ações da Secretaria de Meio Ambiente, Fundação de Cultura (Funjope) e Orçamento Democrático.

A ideia da Fogueira Comunitária é estimular os moradores de João Pessoa a celebrarem as festas juninas de forma coletiva. Em vez de montar várias fogueiras, a Prefeitura de João Pessoa propõe a celebração nas associações comunitárias, diminuindo o corte de árvores, a fumaça e a queima do asfalto das ruas. A lenha será doada pela Prefeitura para associações comunitárias, buscando assim a defesa do meio ambiente e do patrimônio público, sem perder de vista a manutenção das tradições regionais da cidade. As fogueiras deverão ser montadas em locais de uso coletivo da comunidade, aliando os hábitos culturais às práticas sustentáveis.

“A campanha da Fogueira Comunitária deverá contribuir para diminuir a extração e a venda de madeira clandestina, coletadas em áreas de desmatamento; a emissão do gás carbônico, que provoca problemas ambientais e de saúde pública e a depredação do patrimônio público, provocada pela montagem das fogueiras nas calçadas e ruas”, disse a secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares,

Como participar – Os interessados, como associações, articuladores regionais do Orçamento Democrático, líderes comunitários e condutores de festejos tradicionais deverão procurar o Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), que fica na Bica, para fazer o cadastro prévio, se credenciando para a aquisição da lenha para a fogueira. Esta lenha será distribuída em pontos estratégicos das 14 regiões orçamentárias da cidade, que serão divulgadas durante o cadastramento.

Local para cadastramento – O cadastro deve ser feito no Cepam, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, Bica, das 08h às 12h e das 14h às 16h, com Aline Santos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3218. 9841.