PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

PMJP realiza Conferência Municipal de Segurança Alimentar neste domingo

Por - em 114

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) promovem no próximo domingo (24), a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o tema ‘Alimentação adequada e saudável: Direito de todos’, o evento será aberto às 9h, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro do Castelo Branco.

O objetivo do encontro é construir um compromisso para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no art.6º da Constituição Federal, além de promover a soberania alimentar por meio da implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), no município com a participação da sociedade.

“Boa parte dos problemas cotidianamente enfrentados na área de saúde e educação têm uma relação direta com diferentes graus de desnutrição que ainda atingem um segmento bastante expressivo da população”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira.

O secretário destaca que a cidade de João Pessoa tem avançado na estruturação de uma política de segurança alimentar. “Nos últimos anos, a sociedade brasileira chamou para si essa responsabilidade, exigindo dos governos ações de combate à fome. Neste sentido, o controle social tem uma importância fundamental, acompanhando e fiscalizando as dificuldades, mas também constatando os avanços e as perspectivas para a consolidação de uma política de segurança alimentar na cidade”, avalia Lau.

Durante todo o dia, cerca de 300 representantes do poder público e da sociedade civil, além de pessoas interessadas no tema, discutirão propostas e apontarão diretrizes em torno de três eixos: Avanços, ameaças e perspectivas para efetivação do direito humano a alimentação saudável e a soberania alimentar no âmbito municipal; Processo de implementação do SISAN em João Pessoa; e Política e Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante o evento, os participantes com direito a voto também vão escolher os 66 delegados (sendo 44 da sociedade civil e 22 governamentais) que representarão João Pessoa na ‘III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba’, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto na cidade de Lagoa Seca.

 

Programação do evento:

 

8h – Abertura

9h – Palestras:

– Alimentação adequada e saudável: Direito de todos – Aldenora Pereira da Silva;

– Sistema do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) – Wécio Pinheiro Araújo

10h – Intervalo

10h20 – Encaminhamento para os Grupos de Trabalho

12h30 – Almoço

14h – Plenária de apresentação e aprovação dos trabalhos dos grupos

15h30 – Intervalo

16h – Eleição dos delegados para a III Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba

18h – Encerramento