PMJP realiza Copa Municipal de Bandas Marciais

Por - em 54

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), realiza neste final de semana (25 e 26) a primeira etapa da “III Copa Municipal de Bandas Marciais Escolares”. O evento ocorre das 8h às 18h no ginásio de esportes Odilon Ribeiro Coutinho, localizado no bairro Valentina de Figueiredo.

A Copa será dividida em duas categorias. Na categoria “A” participam 27 escolas e na “B” 21 escolas. Cada banda tem cerca de 70 alunos devidamente matriculados. Os primeiros colocados de cada categoria irão representar o município de João Pessoa na 5ª Copa Norte Nordeste de Bandas e Fanfarras que será realizada na cidade de Maceió, estado de Alagoas, no mês de dezembro.

A comissão julgadora,  formada por 10 mesários, vai avaliar três aspectos: linha de frente, apresentação e aspecto musical. Na linha de frente serão analisados itens como melhor mór, baliza e corpo coreográfico. No aspecto apresentação, serão avaliados uniformidade e instrumental, tempo, marcha, cobertura, postura e alinhamento. Já no aspecto musical será analisado regência, interpretação, percussão e técnico.

“Esse evento vai mostrar o respeito dos alunos pelo professor e o crescimento musical que eles estão tendo. João Pessoa hoje é a única capital do Brasil que possui bandas marciais em todas as escolas da rede municipal e pedagogia da música em todos os Centros de Referência de Educação Infantil”, coordenador de bandas, música e dança da Sedec, Júlio Ruffo.