PMJP realiza curso de capacitação para professores de música

Por - em 27

Mais de 70 professores graduados e instrutores de música da Rede Municipal de Ensino estão participando do terceiro módulo de formação continuada promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O curso acontece até esta sexta-feira (25) no auditório José Siqueira, no Espaço Cultural.

O terceiro módulo é voltado para professores de trompete, trombone, bombardino e tuba. O objetivo é transmitir novas técnicas, uma maneira mais simplificada de dar aula para facilitar o aprendizado do alunado.

O curso está sendo ministrado pelo músico paraibano Cícero Cordão, trompetista da Orquestra Sinfônica de Londrina. “Essa é uma iniciativa louvável e deveria ser copiada pelas demais prefeituras. É uma grande honra voltar a João Pessoa e passar essa experiência para um dos maiores celeiros musical do Brasil que é a Paraíba. Mostra que a prefeitura de João Pessoa está preocupada com a educação. É uma grande honra fazer parte desse processo”, disse ele.

Para o professor de trompa, Robson Gomes da Silva, o curso também tem uma importância social. “Esse projeto vem em boa hora. Nós, professores do município, temos também a preocupação de mostrar o caminho certo aos nossos alunos, de afastá-los da rua e das drogas. Além de tudo estamos nos capacitando”, falou.

Cícero Cordão – Nasceu na cidade de Itaporanga, onde começou seus estudos musicais no ano de 1983, na banda de música local. Em 1986 mudou-se para João Pessoa, onde continuou seus estudos musicais no curso de extensão em música na Universidade Federal Da Paraíba (UFPB), na classe do professor Gláucio Xavier.

Concluiu seu bacharelado em música (Trompete) em 1992 na UFPB, na classe do professor Nailson Simões. Ao longo de sua carreira participou de todos os principais cursos e festivais de música do Brasil, sempre atuando como 1º trompetista de suas respectivas orquestras e também como solista. Sua experiência em orquestra começou em 1986, quando integrou a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba. Desde então, tem se integrado a várias orquestras, trabalhando com renomados maestros nacionais e internacionais.

Atualmente é trompetista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, Big Band Londrina, Quinteto Metais do Paraná, Duo Londrina de Trompete e Piano com a pianista Luciana Gastaldi, entre vários outros grupos temporários.