PMJP realiza encontro de avaliação com Conselho Municipal de Turismo

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A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretária de Turismo (Setur), realizou nesta quinta-feira (21) reunião com os membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) para prestar contas das atividades e ações deste primeiro semestre, apresentar o Projeto Sanhaua, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC-II) e discutir o Código de Conduta do Turístico.

Cízia Romeu, assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), falou sobre a necessidade da construção do plano operativo do Código de Conduta do Trade Turístico. O Plano Operativo é a segunda parte de uma das iniciativas do município para enfrentamento da exploração sexual. O Código de Conduta é uma declaração formal, de livre adesão, destinada a orientar e regular a conduta ética de empresas, pessoas e serviços direta ou indiretamente vinculados a indústria do turismo, contra a exploração sexual infanto – juvenil.

De acordo com Cízia, o código de Conduta do Trade Turístico, já aponta para a construção de um projeto onde se terá um monitoramento padronizado frequente do todo o trade. “João Pessoa já avançou muito com os trabalhos contra exploração sexual no turismo, temos consciência que precisamos avançar ainda mais e Somos a primeira cidade no Estado que utiliza o Código de Conduta”, informou.

Habitação – O secretário José Guilherme de Almeida, da Secretaria Municipal de Habitação Social (Semhab) mostrou aos conselheiros informações sobre o Projeto Sanhauá, que trata da revitalização habitacional do rio Sanhauá. “É importante a participação e o dialogo com os setores que trabalham com turismo neste projeto, já que se trata de um local que tem vocação turística e os membros do conselho tem uma visão inerente sobre este projeto”, informou.

Turismo – Durante a reunião foi apresentado o balanço dos cinco primeiros meses das diretorias de Marketing e de desenvolvimento Institucional da Setur. A diretoria de marketing e divulgação apresentou ações como: a realização de Presstour com jornalistas da TV Aparecida, participação em roadshow junto a ABIH, apoio ao festival Brasil Sabor, e participações de feiras e eventos.

A diretoria de desenvolvimento institucional apresentou informações sobre a situação atual da Escola de Gastronomia, enfrentamento da exploração sexual no turismo, falou sobre o Plano Diretor de Turismo que está sendo elaborado através da consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e destacou o do boletim digital intitulado ‘Turismo em Números’, que aponta dados do turismo local e ações relacionadas com o planejamento da cidade neste setor.