PMJP realiza evento de formação continuada com 6 mil educadores

Por - em 28

Cerca de 6 mil profissionais da área de educação do município iniciam nesta quarta-feira (2) o 4º Colóquio de Educação Municipal (Comed), que foca a avaliação e definição de políticas educacionais na rede escolar mantida pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O credenciamento dos participantes começará às 13h, no campus do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), e a abertura do evento está prevista para às 15h, no ginásio de esportes da instituição, com a presença do prefeito Ricardo Coutinho e da secretária de Educação, professora Ariane Sá.

Este ano, o Comed tem como tema central a “Cultura de Paz na Prática Educativa”, que deverá orientar todas as demais discussões em palestras, cursos e oficinas que serão oferecidos aos servidores da educação. Participam do evento desde professores e dirigentes, até pessoal da área administrativa, psicólogos, inspetores, pessoal da área de serviço e de segurança das escolas da rede municipal.

A primeira palestra, logo após a solenidade de abertura, ocorrerá no próprio ginásio de esportes do Unipê pelo professor doutor Raimundo Barros Cordeiro Júnior, um dos 85 ministrantes do evento. Em seguida, haverá apresentações culturais com o envolvimento de programas e projetos desenvolvidos pela Sedec.

Ao todo, a programação do Comed, que se encerra nesta quinta-feira (3), prevê a realização de 150 oficinas, todas no campus do Unipê, pela manhã e à tarde (somente no primeiro dia haverá atividades à noite, de 19h às 22h).

As discussões do Comed devem ratificar o trabalho educacional já desenvolvido pelos professores nas salas de aula, uma vez que a expectativa da Sedec é que o cotidiano das escolas vivencie esses debates, que estão contidos nos eixos curriculares. Ferramenta de formação continuada do educador municipal, o Comed sintetiza a avaliação da política educacional preconizada pela Lei Orgânica do Município (Lei 184, parágrafo 2º).

O Colóquio Municipal de Educação é coordenado pela professora Ana Aldrigue, sob a supervisão da professora Inês Caminha, diretora de Gestão Curricular da Sedec, e da própria secretária Ariane Sá.