PMJP realiza evento para incentivar o aleitamento materno

Por - em 31

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), promoverá diversas ações no Instituto Cândida Vargas (ICV), em comemoração pela Semana Mundial do Aleitamento Materno. A programação começa nesta sexta-feira (3), às 10h, com uma missa na capela do hospital, quando também serão lembrados os 67 anos de prestação de serviços da instituição à comunidade.

Como forma de promover a amamentação, a Semana Mundial ocorre simultaneamente em 120 países, no período de 1º a 7 de agosto. Este ano, a campanha segue o lema “Compreendendo o passado e planejando o futuro”, e conta com a participação do Ministério da Saúde, que divulga a  mensagem segundo a qual “amamentar hoje é pensar no futuro”.

Para Raquel Torres, coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, a campanha promove o direito da criança a uma vida mais saudável. “A SMS e o Cândida Vargas trabalham para resguardar o direito a uma alimentação saudável e qualificada para as crianças, além de conscientizar as mães sobre a importância da amamentação”, afirmou.

Banco de Leite – O banco de leite Dra. Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, foi criado em 2000 e recebeu uma nova estrutura para acolhimento, em março 2010.

De janeiro a junho deste ano, foram arrecadados mais de 500 litros de leite, beneficiando mais de 1,3 mil crianças. Por mês, em média, são realizados 1,2 mil atendimentos, podendo aumentar ou diminuir de acordo com a demanda da maternidade e das Unidades de Saúde da Família (USFs).

Dentro da área de atuação, os profissionais trabalham com acolhimento, orientação e auxílio à mãe que tem dificuldade para amamentar ou produzir leite, assim como as mulheres que têm leite em abundância e podem ajudar outras mães.

De acordo com a coordenadora, o leite materno contém todos dos nutrientes necessários para o bebe. “Trata-se de uma alimentação exclusiva e complementar. O alimento evita doenças como diarréias e pneumonias e previne contra hipertensão, diabetes e obesidades. O mais adequado e essencial é a amamentação”, enfatizou.

Reconhecimento – O Instituto Cândida Vargas recebeu do Ministério da Saúde o título de Hospital Amigo da Criança. A honraria afirma o compromisso da unidade com a saúde infantil, enfatizando a proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno.

Serviços – O Banco de Leite oferece serviço voltado ao aleitamento materno, doação de leite humano, além de pasteurizar o leite doado para ser distribuídos aos recém-nascidos prematuros, que são internados na UTI neonatal, na UCI neonatal e no Método Canguru.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, no Anexo Administrativo do Instituto Cândida Vargas, em Jaguaribe, das 8h às 17h, prestando também
serviço de rota domiciliar. Neste, os profissionais de saúde vão até às residências das doadoras para buscar o leite e deixar mais kits para coleta. O serviço ainda disponibiliza o posto de coleta de leite humano dentro da maternidade, que funciona 24 horas.

Para mais informações sobre doação e dúvidas relacionadas ao aleitamento materno, os interessados podem ligar para 3015-1555 ou ir à unidade no horário de funcionamento.

Confira a programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno de João Pessoa:

Sexta-feira (3)

10h – Comemoração da Semana Nacional de Aleitamento Materno e do aniversário do Instituto Cândida Vargas, com realização de missa na capela e homenagem a Semana de Aleitamento Materno.

Segunda-feira (6)

8h – Eventos no ambulatório do Instituto Cândida Vargas.

16h – Palestra sobre a importância do aleitamento materno para os acompanhantes e visitantes da maternidade.

Terça-feira (7)

8h – Palestra e encerramento da Semana de Aleitamento Materno na Unidade de Saúde da Família integrada do bairro São José com gestantes e genitoras.

15h – Roda de conversa sobre aleitamento materno na unidade e cuidados a gestantes do Instituto Cândida Vargas.