PMJP realiza exames na Semana do Servidor pela campanha Outubro Rosa

Por - em 149

Na Semana do Servidor, a Prefeitura de João Pessoa intensifica a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, realizando exames clínicos com mastologistas. A ação acontece nesta quinta-feira (27), na sala de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A iniciativa está sendo coordenada pelas Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, Saúde e Comunicação, e é destinada para as servidoras acima de 40 anos ou que apresentem nódulos mamários.

Segundo a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, o objetivo é chamar a atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. “Neste dia estarão disponíveis médicos especialistas, e as mulheres atendidas, dependendo do caso avaliado, serão encaminhadas para acompanhamento no Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS)”, disse a secretária.

Durante toda esta semana, várias atividades estão acontecendo em comemoração à Semana do Servidor, no CAM e no Paço Municipal. O encerramento das atividades acontece nesta sexta-feira (28), no Sesc Gravatá, localizado no bairro de Valentina, onde está programada uma série de atividades culturais e educativas e o show com a banda Capim Cubano.

Outubro Rosa – O movimento internacional popular conhecido como Outubro Rosa remete a luta contra o câncer de mama, estimulando a participação de empresas, organismos públicos e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Em João Pessoa, várias empresas e organismo aderiram à campanha realizando ações e colorindo prédios com a cor rosa. Na Prefeitura de João Pessoa, também o tom rosa está presente na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e no Paço Municipal.