PMJP inicia força-tarefa para revitalizar Parque Solon de Lucena

Por - em 44

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) inicia neste domingo (13) um trabalho de revitalização do Parque Solon de Lucena por meio de uma força-tarefa. A ação, que inclui a poda de árvores, troca de iluminação, pintura, recuperação dos passeios e reordenamento do comércio, vai mobilizar várias secretarias municipais. O trabalho deve se estender até a próxima terça-feira, feriado de 15 de Novembro.

A força-tarefa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a participação das secretarias de Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra), Planejamento (Seplan), além do apoio da Energisa e da Polícia Militar. “Estamos informando aos comerciantes sobre a operação que vem sendo aguardada com ansiedade pela população de João Pessoa”, destacou o secretário da Sedurb, Lucius Fabiani. A Secretaria vai reforçar a determinação de desobstrução do passeio pelos comerciantes e fiscalizar se a limitação do número de mesas e cadeiras vem sendo cumprida.

Os trabalhos terão início por volta das 7h com o trabalho de poda efetuado pela Semam. “Vamos podar ou retirar os bambus, fícus e cácias ferrujinhas que estão doentes, com risco iminente de queda ou com infestação de cupins”, explicou o chefe da Divisão de Botânica da Semam, Anderson Fontes. Ele acrescentou que durante as últimas semanas foi realizado um laudo para identificar os problemas nas espécies.

As árvores também estão danificando o passeio público, algumas ameaçam cair em cima dos quiosques ou mesmo em pedestres, e outras cresceram a ponto de interferir na iluminação. “Após esse trabalho vamos revisar a iluminação e fazer os ajustes necessários, como trocar lâmpadas e refletores queimados e fios danificados”, destacou o diretor de iluminação pública da Seinfra, Herivalter Rodrigues. Ele também não descarta acrescentar postes de iluminação no Parque, mas informou que só após as primeiras ações pode avaliar se haverá necessidade de complementação.

Segurança – As reuniões que discutiram a situação da Lagoa contaram com a presença do comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar da Paraíba (BPM), Coronel Jéferson Ferreira. Ele ressaltou a importância de melhorias no espaço para ajudar na ação da polícia no local. O coronel informou que já trabalha com aumento do efetivo na área e que vem conseguindo diminuir as ocorrências, mas que a revitalização do Parque é indispensável para resolver a questão da insegurança.