PMJP realiza ‘I Feira de Libras’ em escola da rede municipal

Por - em 58

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) promove nesta quinta-feira (23) a ‘I Feira de Libras’ na Escola Municipal Professora Anayde Beiriz, localizada na avenida Cidade de Cajazeiras, s/n, Conjunto Cidade Verde, no bairro das Indústrias. O evento acontecerá nos turnos manhã e tarde e terá a participação de aproximadamente 800 alunos e 25 professores. A ação tem o objetivo de fomentar a inclusão social, discutir e diminuir a discriminação de crianças e adolescentes portadores de deficiência dentro do contexto social e escolar.

Durante todo dia, alunos e professores vão debater temas que englobam a realidade do bairro em que vivem e dentro das escolas. Bullying, meio ambiente e alimentação serão as principais abordagens. “As salas de aula foram ornamentadas de acordo com os temas e os alunos vão buscar o entendimento através da sinalização em libras”, explicou a psicóloga Katiúscia Barbosa.

O intérprete de libras Eronildes Oliveira Dias disse que o objetivo da feira veio da necessidade de interagir alunos, professores e funcionários da escola, onde há alunos que são portadores de deficiência auditiva. Percebi que alunos e professores já estavam se comunicando em libras com os oito estudantes surdos do colégio e para que haja uma maior socialização resolvi ampliar essa interação e comunicação entre eles”, relatou Eronildes.

A unidade de ensino conta com uma equipe capacitada para atender os oito deficientes auditivos que tem idade entre 12 e 30 anos. Eles participam normalmente das atividades da escola e são acompanhados por especialistas que dão suporte para o aprendizado.

Para o diretor da Escola Municipal Anayde Beiriz, Marcos Azevedo, é de fundamental importância a realização dessa feira tendo em vista a necessidade de que esses alunos sejam incluídos na comunidade escolar. “Me sinto muito feliz e honrado por dirigir uma escola como esta que é referência no atendimento de alunos especiais”, enfatiza o diretor.

Educação Inclusiva: A PMJP investe na qualidade da educação da cidade de João Pessoa abrindo espaços e ampliando serviços para população. A educação inclusiva é um desses passos de sucesso e trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam a diversidade de alunos.

Na Capital existem cinco pólos da rede municipal onde atuam especialistas na linguagem dos sinais. São as escolas: Índio Piragibe, Durmeval Trigueiro, Anayde Beiriz, Zulmira de Novais e João Santa Cruz. Outras informações podem ser obtidas com a psicóloga Katiuscia Barbosa pelo telefone: 8863.8879