PMJP realiza II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Por - em 78

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), e o Conselho Municipal do Idoso realizam a partir desta segunda-feira (13), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A abertura acontece às 8h30, no auditório do Hotel Caiçara, localizado na Avenida Olinda, 235, em Tambaú. No início da solenidade será feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

Tendo como tema central ‘O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil’, o evento tem caráter deliberativo. O objetivo do encontro é promover o debate para a construção da política pública dos direitos da pessoa idosa, onde haja uma participação social mais representativa e efetiva desse público.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Antônio Jácome, uma grande carência observada na política do idoso é a falta de articulação entre os Conselhos Municipais, Estaduais, do Distrito Federal e Nacional. “É necessário criar estratégias para um diálogo permanente, para a troca de experiências que deram certo, para a luta por objetivos comuns. Cabe aos Conselhos de Idosos mobilizarem a sociedade para se preparar para a realidade do envelhecimento brasileiro. Dentro de trinta anos, de cada quatro pessoas, uma será idosa no Brasil e deveremos estar preparados para este envelhecimento”, afirmou Jácome.

Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marliete Arruda, a Conferência é o momento ideal em que toda participação cidadã, em especial das pessoas idosas, se faz presente. “Um dos nossos grandes desafios hoje é viver o processo do envelhecimento digno na sociedade a qual estamos inseridos, seja nas residências, nos bairros, nos municípios, nos estados ou no país. Envelhecer com dignidade e não com piedade, envelhecer com autonomia e não com dependência ou violência. Envelhecer com respeito”, ressaltou Marliete.

A expectativa é que cerca de 250 pessoas participem dos dois dias do evento, entre representantes de entidades governamentais e não governamentais, instituições com atuação ou interesse para promoção, defesa e proteção dos direitos da pessoa idosa, além de observadores, estudantes e/ou pesquisadores universitários, idosos e convidados.

 

Programação

Segunda-feira – Dia 13.06

Manhã

8h – Credenciamento e acolhimento dos participantes

8h30- Mesa de Abertura – Composição da mesa pelas autoridades convidadas

9h- 1ª Mesa – Leitura e aprovação do Regimento Interno da II Conferência Municipal do Idoso

10h – 2ª Mesa – Tema: “O Compromisso de todos por um Envelhecimento Digno no Brasil”

10h30 – Debate

12h – Almoço

Tarde

14h – Trabalhos em Grupos/ Divisão dos Grupos por Eixos Temáticos:

I- Envelhecimento e Política de Estado: Pactuar caminhos intersetorias;

II- Pessoa idosa: Protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos;

III- Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos;

IV-Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Município: conhecer para exigir; exigir para incluir; fiscalizar.

15h30 – Elaboração das Proposições

16h30 – Encerramento das atividades do dia

Terça-feira – Dia 14.06

Manhã

8h – Café da manhã – Apresentação da Bandinha de idoso do IPM/JP

9h – Plenária Final – Apresentação e votação das proposições

12h – Almoço

Tarde

14h – Plenária Final – Eleição dos delegados para Conferência Estadual

16h30 – Encerramento – Apresentação Cultural