PMJP realiza mais de 2,7 mil procedimentos cirúrgicos nos três primeiros meses de 2015

Por - em 207

Arthur Araújo

hospital-santa-isabelEm apenas três meses, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou 2.735 cirurgias de diversas especialidades, o que representa uma média de 912 intervenções mensais. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e se refere aos primeiro trimestre do ano de 2015. Os procedimentos cirúrgicos são regulados pelo Município a partir das demandas apresentadas pela população nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros.

As USFs são a porta de entrada do sistema de saúde para quem deseja fazer uma cirurgia programada. Depois de ser procurada, a unidade encaminha o usuário para uma consulta com um especialista, que vai verificar a necessidade do procedimento. Confirmada a obrigatoriedade da intervenção, é realizada a marcação da cirurgia de acordo com a disponibilidade do bloco cirúrgico, dos materiais, e da equipe médica.

Com a confirmação da data, os dados são inseridos no Sistema de Regulação Municipal (Sisreg), que encaminha o usuário para o hospital onde o procedimento será realizado, o que é determinado pela especialidade da intervenção. (Confira no final do texto a relação de cirurgias que são reguladas pelo Município).

Os complexos que realizam as cirurgias são o Hospital Arlinda Marques, Hospital Santa Isabel, Complexo Hospitalar de Mangabeira (Ortotrauma), Hospital do Valentina, Maternidade Cândida Vargas, Fundação Napoleão Laureano, Hospital São Vicente de Paulo, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Hospital Edson Ramalho, Maternidade Frei Damião, Clínica Dom Rodrigo e Instituto do Coração da Paraíba.

Cirurgias reguladas pela Secretaria Municipal da Saúde:

– Pele, tecido subcutâneo e mucosa

– Glândulas endócrinas

– Sistema nervoso central e periférico

– Vias aéreas superiores, da face, da cabeça e do pescoço

– Aparelho da visão

– Aparelho circulatório

– Aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal

– Sistema osteomuscular

– Aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal

– Sistema osteomuscular

– Aparelho geniturinário

– Mama

– Obstétrica

– Torácica

– Cirurgia reparadora

– Bucomaxilofacial

– Cirurgia em oncologia