PMJP realiza mostra de talentos da terceira idade, nesta quarta

Por - em 36

Idosos da Capital paraibana vão mostrar seu talento e alegria na II Mostra de Talentos da 3ª Idade na Saúde, que acontece nesta quarta-feira (22), das 8h às 12h, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A mostra marca o encerramento das atividades relacionadas ao ‘Mês do Idoso’ na cidade e tem o objetivo de promover, através de atividades artísticas, uma vida saudável para os integrantes dos grupos da melhor idade. João Pessoa possui cerca de 70 grupos de idosos cadastrados nas unidades de saúde municipais.

Após a abertura do evento às 8h30, que deverá contar com as presenças do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e da secretária de Saúde do Município (SMS), Roseana Meira, 38 artesãos de grupos do Centro de Atenção Integral da Saúde do Idoso (Caisi), Centro de Atendimento Integral à Saúde (Cais) do Cristo Redentor e unidades de saúde da família participam de uma exposição de artesanato. As peças expostas foram confeccionadas em oficinas terapêuticas desenvolvidas na rede de saúde municipal.

A senhora Natércia Vieira, mãe do prefeito Ricardo Coutinho, será homenageada representando todos os idosos de João Pessoa. Em seguida, haverá apresentação de grupos de teatro, dança, música e recital de poesias pelos próprios idosos. Os grupos de coral do Caisi e do Cais do Cristo também irão se apresentar com um repertório de canções marcantes.

De acordo com a coordenadora do evento, Shirley Melo Guimarães, as atividades físicas e culturais são essenciais para a saúde e o bem estar dos idosos. “Esse é um conceito que vem predominando na política de atenção ao idoso no município, inclusive entre os geriatras que encaminham cada vez mais os idosos para as práticas terapêuticas em substituição à prática medicamentosa”, explicou.

A II Mostra de Talentos da 3ª idade na Saúde é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), mais Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). No censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2001 a população com idade acima de 60 anos na Capital era de 48.672 habitantes, uma das cidades com maior população idosa do País.