PMJP realiza nesta quinta reunião com órgãos da segurança pública

Por - em 34

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), promove nesta quinta-feira (27), a partir das 10h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), uma reunião com representantes da Guarda Municipal, polícias Civil, Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. Na ocasião serão apresentadas propostas de caráter preliminar nas áreas de combate à violência e de segurança pública.

A reunião acontece numa sala da Secretaria de Administração (Sead) e vai contar com as participações do prefeito Luciano Agra e do secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Rubens Pinto Lyra. O secretário vai detalhar as diretrizes relativas ao funcionamento do órgão. O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) tem como objetivo fazer uma articulação entre a Prefeitura e as polícias civil e militar, e outras corporações ligadas à área de segurança pública.

De acordo com Pinto Lyra, é possível a implantação e execução de estratégias comuns de prevenção à violência e à criminalidade. Ele informa que o órgão dispõe de um “Observatório de Segurança Pública”, que organiza e analisa os dados sobre violência a criminalidade local, a partir das fontes públicas de informação, bem como monitora a efetividade das ações de segurança pública no município.

O secretário explica que compete ao órgão municipal propiciar a articulação entre as políticas sociais e urbanísticas nos órgãos da Prefeitura e as demais entidades que promovem a segurança pública no âmbito federal, estadual e municipal. “ Articulamos uma agenda compartilhada de segurança pública com o município, com aproposta de integrar a fortalecer as instancias de participação comunitária e desenvolver o intercâmbio com outros, com atribuições idênticas e similares”, diz Pinto Lyra.