PMJP realiza obras e ações para pedestres e cadeirantes

Por - em 43

A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) realiza a partir de terça-feira (16) a campanha ‘Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade Anda Melhor’, na Rua Silvino Lopes, no bairro de Tambaú. A campanha faz parte das ações desenvolvidas pelo Plano de Mobilidade Urbana, da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com o objetivo de garantir a qualidade do sistema de trânsito e transporte para pedestres e também cadeirantes.

Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e STTrans, a PMJP investe na construção de passarelas, cria espaços destinados a eles nas vias e desenvolve campanhas educativas alertando para o respeito à legislação e à cidadania.

A Campanha da Faixa de Pedestre tem o objetivo de orientar motoristas e pedestres para a importância de utilizar a faixa e, assim, evitar acidentes no trânsito. O foco da ação neste seu quinto ano de atuação está no respeito mútuo entre os condutores de veículos e pedestres. As equipes formadas por agentes de Educação para o Trânsito estarão na Rua Silvino Lopes de 16 a 19 e de 22 a 26 deste mês, em horários de pico, entre 6h30, 11h30 e 16h.

“A campanha tem apresentado ótimos resultados porque percebemos que as pessoas estão aprendendo que para atravessar a faixa precisam estender a mão e esperar o veículo parar e os motoristas também reconhecem o direito dos pedestres de atravessar a faixa com segurança, parando o carro sempre que solicitado. A campanha existe há cinco anos e vem sempre passando por atualizações. Por isso é tão bem recebida pela população”, afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Revitalização de Faixas – Pensando no bem-estar da população, a Prefeitura, usando das atribuições de suas secretarias, por meio da participação do pessoense em reuniões do Orçamento Democrático (OD), vem implantando, desde 2005, novas áreas destinadas ao tráfego de pedestres, fazendo com que eles não disputem espaço com os veículos na via. Esse trabalho está sendo possível com a revitalização das antigas faixas de pedestres e implantação de novas.

Segundo o Gerente da Divisão de Sistema Viário da STTrans (DSV), Sanderson Cesário, desde janeiro até o mês de outubro deste ano o setor já revitalizou 260 faixas. Para o taxista Alysson da Silva, morador do bairro Valentina, a faixa trás vários benefícios para o pedestre. “Eu respeito e quando vejo alguém querendo atravessar, além de parar, tento sinalizar para que os outros carros parem também. A campanha da faixa é muito boa”, comentou.

Para a aposentada Vera Lúcia, a faixa de pedestre é importante para garantir o trânsito pelas vias da cidade, livre dos perigos. “Com a faixa eu fico tranquila porque tenho liberdade como pedestre para atravessar as ruas em segurança. E os trabalhos educativos são muito importantes para que a gente tenha esse direito assegurado”, ressaltou.

Passarelas para pedestres – A Seinfra está implantando duas novas passarelas com previsão de serem entregues até o final deste ano ou início de 2011. Elas estão sendo construídas na BR-230, uma em frente ao Centro Administrativo Municipal (CAM), nas margens dos bairros Cristo Redentor e Água Fria, e outra nas proximidades do bairro João Agripino, com acesso à Faculdade Asper. As obras estão inseridas no Plano de Ações Integradas (PAI) da PMJP e tem custo superior a R$ 1 milhão em recursos próprios.

Em 2009, a PMJP implantou a passarela metálica da Avenida Dom Pedro II, em frente ao IBAMA, além de um calçadão no trecho, o que vem oferecendo segurança aos moradores locais e àqueles que visitam o Jardim Botânico. Para o morador da Comunidade São Rafael, Leonardo Figueiredo, a passarela ajuda a salvar vidas. “Se não fosse ela, seria impossível cruzar a Avenida Dom Pedro II”, comentou Leonardo.

Revitalização de Calçadas – A prefeitura implantou e revitalizou este ano algumas calçadas no Centro da Capital, a exemplo, das Ruas Santo Elias, Duque de Caxias, Padre Meira, Miguel Couto, Elizeu Cezar, Barão do Abiaí, Treze de Maio e Parque Solon de Lucena. Uma ação de destaque, planejada pela Seinfra, é a construção e reforma de praças públicas em vários bairros, possibilitando o deslocamento ordenado de veículos, pedestres e bicicletas nesses locais, que tendem a concentrar grande número de pessoas, como a Praça da Paz, no Bancários; Vidal de Negreiros, no Centro; Bela Vista, em Jaguaribe e Praça Plínio Lemos, no Ipês.

Campanhas educativas – Paralelamente às obras executas pela PMJP, campanhas educativas são realizadas pela Divisão de Educação para o Trânsito da STTrans (Eductrans) diariamente em escolas, praças, empresas e em pontos estratégicos, como as faixas de pedestres distribuídas nas ruas da cidade. Uma equipe de educadores e pedagogos faz atividades lúdicas, teatro de bonecos, pinturas, distribuição de panfletos e exposições, a fim de educar a população para o respeito entre condutores de veículos, ciclistas e pedestres, visando diminuir os índices de acidentes de trânsito causados pela falta de atenção ou desrespeito à sinalização.

Programação:
16/11 à 19/11 – Campanha da Faixa na Rua Silvino Lopes, em Tambaú
18/11 – Ônibus Legal, com a Escola Américo Falcão
22/11 – Palestra Pró-Jovem
22/11 à 26/11 – Campanha da Faixa na Rua Silvino Lopes, em Tambaú
26/11 – Ônibus Legal, com a Escola Celso Furtado