PMJP realiza palestra sobre qualidade de produtos agrícolas

Por - em 28

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), realiza nesta terça-feira (19), a partir das 9h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), uma palestra sobre a qualidade e conservação de produtos agrícolas de origem vegetal ministrada pelo diretor técnico da Emater na Paraíba, Afonso Cartaxo. Participam do evento cerca de 200 agricultores familiares do Programa de Aquisição de Alimentos-Compra Direta Local e representantes das entidades cadastradas junto ao Banco de Alimentos da PMJP beneficiadas pelo programa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra Direta Local é uma política pública extremamente transformadora que vem sendo colocada em prática desde março deste ano pela Prefeitura, através da uma parceria formada pela Sedes e o Governo Federal.

“Este programa tem um resultado imediato tanto na vida dos agricultores beneficiados, comprovando a competitividade da agricultura familiar e também nas comunidades carentes através dos nossos programas de segurança alimentar. Depois de uma execução bem sucedida do programa nesses sete meses, podemos começar a estruturar a sua expansão

O PAA consiste na aquisição. por parte da Prefeitura de João Pessoa, de 80 toneladas por mês de produtos agrícolas de origem vegetal “in natura” (não industrializados), sem intermediários, de agricultores familiares dos municípios de Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo e Pitimbu, para o Banco de Alimentos.

Esses alimentos são repassados para as entidades cadastradas junto ao Banco de Alimentos, beneficiando pelo menos 80 mil pessoas em João Pessoa. O programa beneficiará ainda as 239 famílias dos agricultores, que terão a compra de seus produtos garantidos por um preço justo, durante todo o ano. Estas famílias ainda receberão assistência técnica para produzir mais e com mais qualidade, além de terem acesso a financiamentos nas linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)