PMJP realiza passeio turístico com mulheres que convivem com HIV/Aids

Por - em 54

Um passeio turístico pelo Litoral Sul paraibano abre a programação desta sexta-feira (16) do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). A atividade promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), é destinado a mulheres que vivem e convivem com HIV/Aids.

O passeio está agendado para sair às 8h30, da Praça Pedro Américo, no Centro, e segue pelas praias de Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, terminando em Praia Bela.

“A ideia é proporcionar um dia de lazer para as mulheres do Grupo Cidadãs Posithivas da cidade que vivem e convivem com o HIV/Aids, contribuindo assim para a elevação da autoestima das mulheres”, disse a coordenadora de Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos, da Secretaria das Mulheres, Jânia Paula.

Segundo ela, muitas mulheres que convivem com o HIV/Aids sofrem pela discriminação social e, principalmente, de familiares. “Proporcionar um dia de lazer é como parte integrante do tratamento. Muitas mulheres se isolam e se entregam à doença, dificultando inclusive o tratamento”, disse.

O Grupo faz parte do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), que atua como rede em defesa e garantia dos direitos e controle social de política de saúde para mulheres.

O Movimento também promove o fortalecimento individual e coletivo das mulheres que vivem com HIV/Aids para atuação em ações de prevenção à infecção entre mulheres e na prevenção secundária, contribuindo no controle da epidemia e HIV/Aids no Brasil.