PMJP realiza pré-conferências de Saúde durante esta semana

Por - em 69

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nos dias 8, 10, 16 e 17 deste mês as Pré-Conferências Municipais de Saúde. Nos eventos serão debatidas propostas para serem apresentadas durante a 6ª Conferência, que acontece de 14 a 16 de julho.

As quatro pré-conferências serão realizadas pelo Distrito Sanitária II, nesta quarta-feira (08), no auditório do Unipê, em Água Fria; pelos Distritos Sanitários IV e V (10) na Federação Espírita da Torre; pelo Distrito Sanitário I (16), na Igreja Virgem Mãe dos Pobres, no Jardim Planalto, e pelo Distrito Sanitário III (17), no auditório do Unipê.

Segundo Volmir Brutscher, um dos coordenadores das pré-conferências e integrante do Núcleo de apoio à Gestão Participativa da SMS, o evento serve como um momento preparatório para produção de subsídios que irão contribuir no debate da Conferência Municipal de Saúde. “Já nas pré-conferências podemos estabelecer diretrizes sobre a melhoria na assistência à saúde. É um espaço preparatório para qualificar nossa própria participação na Conferência”, destacou Volmir.

Durante as pré-conferências, que ocorrem das 8h às 17h, serão apresentados painéis e realizados debates e grupos de trabalho. Haverá avaliação da assistência à saúde do SUS, com a presença de representantes de trabalhadores da saúde, gestores população e órgãos controladores.

“Esta é uma oportunidade que temos de avaliar os avanços e fragilidades no SUS com representantes dos usuários, gestores e trabalhadores. A partir dessa discussão podemos firmar um compromisso de avanço, pois temos a capacidade de trazer o debate para que as pessoas tenham a oportunidade de falar”, explica a secretária de Saúde Roseana Meira.

Conferência Municipal – A Conferência Municipal de Saúde é um dispositivo de ampla participação da comunidade, que se reúne com o objetivo de avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para contribuir na definição da política de saúde, o que deve acontecer, no mínimo, a cada quatro anos. O tema da 6ª Conferência Municipal de Saúde será “Todos Usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”.