PMJP realiza VI Colóquio de Educação Municipal no Unipê

Por - em 13

Por uma pedagogia da paz” é o tema central do VI Colóquio de Educação Municipal (Comed), que acontecerá nesta segunda-feira (05), a partir das 13h, no ginásio de esportes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A realização é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O evento deve contar com a participação de 6 mil profissionais da Rede Municipal de Ensino.

A secretária de Educação, Ariane Sá, destacou que o Comed dá a largada para os vários cursos de formação continuada que ocorrerão de agosto até novembro e envolverão os professores de todas as áreas de conhecimento, bem como os diversos segmentos dos trabalhadores da educação da Rede Municipal de Ensino. O tema escolhido sugere uma reflexão que será contemplada nas novas campanhas lançadas, cujo desenvolvimento envolve toda a comunidade escolar, principalmente os comitês pela vida.

No Comed deste ano serão lançados os projetos “A família na escola e nos Creis” e a “Campanha de prevenção às drogas”. No local também serão distribuídos materiais de apoio pedagógico para cada inscrito: o informativo “Educação em tempo”; CD e DVD “Paz pela paz”, do projeto Elos; e cartilhas e folders da “Campanha de prevenção às drogas”, de “A família na escola e nos Creis” e do “Ano cultural 2010”, que homenageia o cantor e compositor Zé Ramalho.

Comed – O evento se configura como um espaço para debates e troca de experiências. O resultado é um maior incentivo pedagógico nas escolas para que a questão da paz seja transformada dentro dos conteúdos curriculares.

Programação:

13h00 – Credenciamento

14h00 – Abertura e formação da mesa, que será composta pelo prefeito Luciano Agra; Secretária de Educação Ariane Sá; Coordenador do 1º Caop, Ádrio Nobre Leite; promotor da Infância e Juventude de João Pessoa, Alley Escorel; presidente da Comissão Estadual Ensino Religioso da Paraíba, Maria Azimar Fernandes e Silva; Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Dione Figueiredo; professor de sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Adriano de Leon; Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral da República, João Monteiro de Lima Netto, além de representantes da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal Antidrogas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município.

14h30 – Lançamento dos projetos “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” e “Campanha antidrogas” e apresentação, pela assessora de comunicação da Sedec Rafaelly Leite, do conceito que norteia o jornal informativo da secretaria, “Educação em Tempo”, que terá edição trimestral.

15h00 – Palestra “As formas de violência nas escolas”, que será ministrada pelo professor de sociologia da Universidade Federal da Paraíba, Adriano de Leon.

15h30 – Palestra “A violência facilitada pelas novas tecnologias”, ministrada pelo Chefe de Gabinete da Procuradoria Geral da República, João Monteiro de Lima Netto.

16h00 – Lanche

16h30 – Encerramento com a apresentação da banda Tuareg’s.