PMJP realiza XV Mostra de Ciência e Cultura em Mandacaru, nesta sexta

Por - em 39

A Escola Municipal Francisca Moura, localizada no bairro de Mandacaru, promove durante toda esta sexta-feira (04) uma Mostra de Ciência, Arte e Cultura. A atividade terá início 8h e se estenderá até 17h. O evento contará com a participação de alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Esta é a 15ª edição da mostra que promove a integração de todas as disciplinas e o envolvimento de toda a comunidade. O alvo da Mostra é a realização de trabalhos elaborados pelos alunos, apoiados pelos professores, com a sua exposição no ambiente escolar, com o objetivo de também, incentivar no alunado o trabalho de pesquisa, a criatividade e o desenvolvimento da escrita e leitura, além do exercício da expressão oral.

A programação inclui exposição de fotografias, maquetes, murais, jogos, além de uma mostra com trabalhos relativos à reciclagem, solução da água e qualidade de vida. Haverá também, apresentação dos trabalhos do Programa Mais Educação, confeccionados pelos alunos nas oficinas, distribuição de materiais informativos da ONG Amazona e do Programa de Saúde da Família (PSF).

O evento, que já é tradição na comunidade, faz parte do calendário de atividades pedagógicas e culturais da escola. Tendo em vista que se trata de uma atividade de caráter interdisciplinar, que busca a melhoria do processo ensino e aprendizagem do alunado, bem como, uma melhor integração da comunidade escolar. “Diante da relevância do evento, pretendemos melhorá-lo a cada ano e manter esta tradição na unidade de ensino. É uma atividade que une toda a comunidade. Isso é muito bom para o cotidiano escolar,” reforça a diretora adjunta, Soraya Motta Grangeiro.

Tema livre – A XV Mostra de Ciência, Arte e Cultura optou, neste ano, por uma temática livre, em que os estudantes, juntamente com os professores e apoiadores escolheram democraticamente temáticas diversas, a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula ou temas do interesse sugeridos pelo alunado. “Dessa forma, foi possível contemplar os interesses e desejos do alunado, motivando a participação destes no evento de forma prazerosa e responsável, enriquecendo a qualidade da exposição dos trabalhos no evento”, explica a assistente social, Kátia Ataíde e Silva que faz parte da comissão organizadora.

Convidados – As escolas Augusto Crispim e Violeta Formiga de Mandacaru vão prestigiar a mostra com a visita de seus alunos, professores e pais. Também foi convidada, a equipe do Pólo VI da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), do PSF do bairro e a ONG Amazona.