PMJP recebe resultado do Mapa da Exclusão-Inclusão

Por - em 45

Os resultados preliminares do Mapa da Exclusão/Inclusão da cidade de João Pessoa foram apresentados pela professora doutora Aldaísa Sposati, ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB), a secretária de Planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra e ao secretário-adjunto de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira. Participaram ainda do encontro, realizado na sala de reuniões da Seplan, a chefe de gabinete da Sedes, Helena Serrano, as diretoras de Assistência Social, Francisca Vieira Fernandes, e de Segurança Alimentar e Nutricional, Yara Pond, ambas da Sedes, e a equipe técnica da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) ligada a área.

Para o prefeito Ricardo Coutinho, o Mapa é uma radiografia potente para que se possa formular mais e melhores políticas públicas na área social. “Com isso a gente avança e capacita a Prefeitura de João Pessoa, a daqui por diante ter um grau de acerto nas prioridades sociais muito maior do que se tinha anteriormente”.

A professora Aldaíza Sposati explicou que juntamente com o Mapa estão sendo construídos os Territórios de Gestão da Assistência Social. “Isso vai significar que nós vamos ter oportunidade de ver se de fato a rede de serviços da Assistência Social, da Saúde, da Educação estão próximos da população mais vulnerável na sua proteção social. Se precisa haver alguma correção ou até mesmo para a instalação e efetivação destes serviços”.

Aldaísa destacou ainda que o mais importante é toda a tecnologia do trabalho está transferida para técnicos da Prefeitura de João Pessoa e que o processo terá continuidade. “A realidade é dinâmica, esses também são, e vão poder ser mexidos continuamente, ofertando assim mais e melhores condições de ir qualificando o gerenciamento da Prefeitura”.

O que é – O Mapa da Exclusão/Inclusão Social se constitui numa importante instrumento de planejamento e gestão de políticas públicas. Trata-se da construção real e histórica, fundada no entendimento de uma sociedade sobre condições de cidadania a serem universalizadas como de inclusão social para todos.

Tem como objetivo construir um sistema de mapeamento e análise das condições socioeconômicas da população da cidade de João Pessoa, em especial a população que está em situação de vulnerabilidades sociais e, portanto objeto de ação das políticas sociais, que possibilite um diferencial em relação a uma política de atendimento de qualidade dos Serviços Municipais.

O Mapa é uma parceria entre Prefeitura Municipal de João Pessoa/Sedes; Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP)/Centro de Estudos das Desigualdades Socioterritoriais (Cedest), Universidade Federal da Paraíba/ Programa de Pós-Graduação e Departamento de Serviço Social.