PMJP renova frota da Semob e entrega carros para atendimento do Proesf

Por - em 554

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, entregou na manhã desta segunda-feira (12) 15 viaturas, sendo 12 motocicletas e três automóveis tipo caminhonete, que serão utilizadas pela  Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob)  para renovar a frota. Também foram entregues cinco carros do modelo sedan à Secretaria de Saúde (SMS), destinados ao melhoramento do atendimento do Programa de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf).

Os novos equipamentos vão agilizar o trabalho de fiscalização dos agentes de mobilidade nas ocorrências, melhorando o atendimento à população, e auxiliar os trabalhos desenvolvidos nos Distritos Sanitários da Capital. Foram  investidos R$ 450 mil na compra das motocicletas Lander XTZ 250 e caminhonetes Amarok, e aproximadamente R$ 300 mil na compra dos carros Prisma.

O prefeito ressaltou as ações de investimento da administração municipal. “Esse é o resultado da nossa política de fortalecimento da Prefeitura no que diz respeito aos equipamentos. Nós estamos desde 2005 adquirindo equipamentos para permitir que a PMJP desempenhe suas funções da melhor maneira possível”, explicou.

O superintendente da Semob disse que a aquisição das viaturas foi um ganho fantástico para melhorar o trabalho dos agentes. “Desde 2008 que não tínhamos viaturas novas, e a frota de veículos de João Pessoa aumentou em 50% desse período para cá. Essa nova aquisição vem facilitar o acesso dos agentes na hora de chegar aos locais das ocorrências”, disse Nilton Pereira.

Melhoria no transporte – A secretária de Saúde, Roseana Meira, explicou que os carros vão ajudar no transporte e auxílio administrativo, potencializando o trabalho das equipes de saúde dos Distritos Sanitários de Cruz das Armas, Tambauzinho, Mandacaru, Cristo e Valentina.

Semob – Atualmente, a Superintendência dispõe de sete veículos, 18 motos e 10 bicicletas que atendem toda a cidade. Com a aquisição desses equipamentos, os veículos mais antigos serão substituídos por novos. Segundo a Divisão Administrativa (Diad), além das  motocicletas, ainda este ano, mais cinco bicicletas serão adquiridas com o objetivo de deixar a frota renovada. As bicicletas serão colocadas à disposição dos agentes de mobilidade que fiscalizam a orla marítima.

As caminhonetes têm cabine dupla. A carroceria possui 2,52 m², 1,55m de comprimento, 1,62 m de largura e 0,525 m de altura para o transporte dos materiais de fiscalização. Já as motocicletas possuem injeção eletrônica, se tornando mais econômica em razão da melhor queima do combustível.

Todos os equipamentos foram comprados com os recursos próprios da Autarquia, adesivados com as cores amarela e cinza e estão sendo equipados com rádio, sirene e sinalizador luminoso. As viaturas defasadas para o serviço operacional e administrativo serão leiloadas.

SMS – Os veículos da Secretaria de Saúde foram adquiridos com recursos do Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (Proesf). A cidade já foi premiada pelo Ministério da Saúde pela utilização hábil dos recursos programados.

Proesf – O Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltada para a organização e o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde. Realiza o trabalho de implantação e consolidação da Estratégia de Saúde da Família, em municípios com população acima de 100 mil habitantes, como também, a elevação da qualificação do processo de trabalho e desempenho dos serviços, otimizando e assegurando respostas efetivas para a população, em todos os municípios brasileiros.