PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

PMJP reordena escolas para garantir melhor qualidade de ensino

Por - em 51

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em seu processo de planejamento para o ano de 2012, irá realizar nesta terça-feira (29) uma reunião às 19h, na Escola Municipal Santa Emília de Rodat, no bairro do Rangel, para explicar a comunidade o motivo de reordenamento das escolas da rede. De acordo com a Sedec, as mudanças  tem como objetivo garantir uma melhor acolhida e qualidade de ensino aos estudantes atendidos pela PMJP.

Na perspectiva de ampliar o número de Escolas de Tempo Integral, política pública que já disponibilizou cinco unidades integrais à cidade em 2011, algumas escolas estão sendo reorganizadas para atender crianças do Ensino Fundamental I ou Fundamental II, a depender de sua capacidade estrutural.

Este processo já foi aplicado nos bairros de Mangabeira, Bancários, Geisel e José Novais. Em 2012, a perspectiva é que mais unidades deste gênero sejam implantadas na Capital.

Vagas – No Cristo/Rangel um estudo realizado pela Sedec constatou a existência de vagas nas escolas do entorno da Santa Emília, que tem desenvolvido um ótimo trabalho pedagógico na comunidade, mas que funciona em prédio alugado, o qual a PMJP tentou comprar este ano, mas não conseguiu, por problemas legais com o prédio.

Considerando isso, a Sedec estará oferecendo vagas nas Escolas Municipais Augusto dos Anjos (Cristo), Bartolomeu de Gusmão (Cristo), Dumerval Trigueiro (Rangel) e Santa Ângela (Cristo) para o ano de 2012.

O estudo também detectou que boa parte dos estudantes da Santa Emília de Rodat reside nas proximidades dessas escolas que funcionam em prédios próprios da prefeitura. A PMJP estará analisando a demanda de estudantes no bairro do Cristo para que se justifique a construção de uma nova unidade de ensino, em terreno próprio, onde poderá funcionar a Santa Emília.

As escolas que irão acolher esses alunos possuem uma ótima estrutura física com quadras esportivas, laboratórios de informática, salas de recursos e acessibilidade. Recentemente passaram por ampliações que disponibilizaram novas salas de aula, além de um trabalho pedagógico desenvolvido.