PMJP retira árvore caída na Lagoa e Tambiá e realiza força tarefa devido às fortes chuvas

Por - em 90

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) foi acionada na manhã desta terça-feira (19) para retirar uma árvore de grande porte que caiu no anel externo do Parque Solón de Lucena, em decorrência das fortes chuvas do início do dia. Também participaram da operação, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e dez agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). Outra árvore caiu na Rua Gouveia Nóbrega, no Bairro do Tambiá, mas a limpeza já foi realizada e o trânsito foi liberado no final desta manhã.

De acordo com Anderson Fontes, engenheiro agrônomo da Sedurb e coordenador da operação, no Parque Sólon de Lucena foi feita a retirada e trituração dos galhos que estavam ocupando a pista e a remoção do tronco da árvore para a liberação do trânsito dos veículos e dos pedestres. “A operação conta com 15 funcionários da Sedurb entre a retirada de galhos e trituração para a limpeza imediata do local”, explicou.

Para a limpeza do local, a Semob interditou durante toda a manhã a Avenida Santo Elias e a descida da Avenida Barão do Abiaí em direção a Lagoa do Parque Sólon de Lucena. Segundo o coordenador da operação, quatro carros foram atingidos pela queda da árvore, mas não houve nenhum ferido.

Ele explicou que os veículos serão vistoriados pela BPTran e pela Semob para que os proprietários possam tentar o ressarcimento. “O laudo técnico do que aconteceu com a queda da árvore é dado pela Prefeitura de João Pessoa e o laudo técnico da vistoria dos veículos é dado pela BPTran . Assim, as pessoas têm direito a buscar seu ressarcimento junto á Prefeitura a ser julgado pela Procuradoria Geral do Município (Progem)”.

Poda Programada – Desde o início do ano, a PMJP está realizando o programa Poda Programada, desenvolvido através da Sedurb, para a prevenção de queda de árvores na Capital. Anderson Fontes explicou que o trabalho tem dado resultados e evitado a queda de áevores na cidade.

“Está chovendo muito em João Pessoa e tivemos apenas a queda de apenas duas árvores. Desde o início do inverno, foram apenas seis quedas de árvores num total de 150 mil árvores. Inclusive nós já tínhamos feito aqui na Lagoa, mas infelizmente pelo apodrecimento por fungo e por ter aproximadamente 70 anos a árvore veio a tombar”, disse.

O serviço de poda emergencial continua sendo executado pela Sedurb e os pedidos podem ser encaminhados por meio do telefone (83) 3218-9183, em horário comercial, ou à Sedurb, localizada na Rua Diógenes Chianca, 1777, em Água Fria. A Divisão de Paisagismo (Dipai) informa que só serão realizadas podas em áreas públicas de João Pessoa.

Seinfra trabalha na limpeza em várias ruas da Capital – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está trabalhando nas avenidas João Machado com a Coremas, para a retirada de um galho que se rompeu da Mangabeira e na retirada de lixo das galerias da João Machado com a Maximiano Figueiredo (Centro) e Sérgio Guerra (Bancários).
De acordo com a programação da Diretoria de Obras, também estão sendo executados serviços na avenida Santo Stanislau com a Travessa Sete de Setembro (Bairro do Novaes), além da Rua Cordelia Veloso Frade (Cidade Universitária). Nesses pontos, a desobstrução das galerias está sendo executada com o uso de bombas de sucção. Na programação consta ainda a Rua Josemar Leite (Bairro do Novaes) e vias do Colinas do Sul II.

Atendendo ao pedido dos moradores que temem deslizamentos, a Seinfra está fazendo, ainda, uma vistoria nas barreiras da Comunidade Saturnino de Brito (Varadouro).

Manutenção – A Seinfra mantém semanalmente serviços de manutenção com a limpeza e desobstrução do sistema de drenagem em vários pontos da cidade, como galerias, bueiros, canais, encostas, barreiras e regiões ribeirinhas. No período de chuva intensa,  esses serviços tendem a ser intensificados. O objetivo é facilitar o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos.